A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO POR MEIO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Abstract
Analisou-se a democratização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) frente ao Plano Nacional de Educação (2014-2024), a problemática da pesquisa se deu em: como as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode democratizar a educação profissional e dá suporte no processo de ensino-aprendizagem aos estudantes, respeitando todos os princípios e deveres de uma formação humana integral, politécnica e omnilateral? Para responder a essa pergunta foram feitas pesquisas de caráter bibliográfico e documental, com apoio nos estudos de relevantes autores da educação profissional. Teve como objetivo uma análise histórica da educação profissional e tecnológica no Brasil e relacionar sua democratização por meio das TIC aplicadas a um ensino médio integrado à educação profissional. Como resultado, a educação profissional pode ser auxiliada pelas TIC para um aprendizado significativo em um ensino médio integrado. No mais, precisa-se de políticas públicas voltadas para a EPT, com o objetivo de ampliar a oferta de ensino e que garanta qualidade.
References
BRASIL. Constituição (1998). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 jan. 2020.
CIAVATTA, Maria. A FORMAÇÃO INTEGRADA: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. Trabalho necessário, Rio de Janeiro, v. XX, p.1-20. 2005.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. cap. 1. p. 21 a 56. São Paulo: Cortez, 2005.
FRIGOTTO, G. Ensino médio integrado: concepção e contradições. cap 2. p. 57 a 82. São Paulo: Cortez, 2005.
GARCIA, Sandra R. O. O fio da história: a gênese da formação profissional no Brasil. Disponível em:https://servicos.educacao.rs.gov.br/dados/seminariointernacional/sandra_garcia_genese_form_profis.pdf. Acesso em: 19 jan. 2020.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. vol. 4, edição de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2000.
MATOS, J. D. V.; SILVA, J. R. C.; RIBEIRO, A. F. S.; GOMES, R. M. M.; FERREIRA, J. C.; MATOS, F. B. Aprendizagem Significativa por meio do Uso de TICs: Levantamento das Produções da Área de Ensino de 2016 a 2018. Renote, novas tecnologias na educação. V. 17 No 1, julho, 2019
MEC. Plano Nacional da Educação (2014-2024). Disponível em: http://pne.mec.gov.br/. Acesso em: 19 jan. 2020.
MOURA, D. H. A organização curricular do ensino médio integrado a partir do eixo estruturante: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Revista LABOR ISSN: 19835000 no7, v.1, 2012.
MOURA, D. H.; LIMA FILHO, D. L.; SILVA, M. R. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. 35ª Reunião Anual da ANPEd (trabalho encomendado do GT-09/Trabalho e Educação). ANPEd: Porto de Galinha/PE, 2012.
RAMOS, M. Ensino Médio Integrado: ciência, trabalho e cultura na relação entre educação profissional e educação básica. In MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, cap. 2 p. 42 a 58, 2010.
REDE FEDERAL. Histórico da educação profissional. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/par/190-secretarias-112877938/setec-1749372213/13175-centenario-da-rede-federal-de-educacao-profissional-e-tecnologica. Acesso em 19 jan. 2020.
SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ. Politécnico da Saúde Joaquim Venância, 1989.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação v. 12, 2007.
SENRA, Clarice; BRAGA, Marco; MEDINA, Márcio. A formação de uma comunidade de prática a partir da robótica educacional. X Congresso Internacional sobre Investigación en didáctica de las Ciencias, ISSN (DIGITAL): 2174-6486, 2017.
VIEIRA, A. M. D. P.; JUNIOR, A. S. A educação Profissional no Brasil. INTERACÇÕES n. 40, p. 152-169, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).