O SIGNIFICADO DE ESCOLA JUSTA PARA ESTUDANTES DA ESCOLA BÁSICA AMAZÔNIDA E A ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS
Abstract
O presente trabalho apresenta os resultados iniciais da pesquisa intitulada “Os significados de escola justa para estudantes e professores brasileiros da Educação Básica, para verificar o significado que estudantes e professores do ensino médio público e privado atribuem para justiça; identificar suas representações a respeito de escola justa e, discutir a organização escolar, a partir dos significados de escola justa atribuídos por esses sujeitos”. Nosso estudo privilegia o emprego de técnicas qualitativas para a obtenção de informações recaiu sobre a estruturação da experiência escolar no sentido de tornar visíveis as (in)justiças que a compõem, sejam elas relacionadas com as (des)igualdades, com a redistribuição, com a falta de reconhecimento, com o desrespeito, com a não participação nos órgãos de decisão. Aqui, apresentamos os resultados referentes às percepções que estudantes da escola básica amazônida expressam sobre justiça, injustiça e escola justa.
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