IDENTIDADES NEGRAS NO CURRÍCULO DE UMA ESCOLA QUILOMBOLA: POR QUE CONTAR HISTÓRIAS?
Abstract
Resumo:
Este trabalho é um recorte do projeto de extensão Contos, Causos e Histórias do Quilombo do Oitero, ainda em desenvolvimento em uma comunidade quilombola de Penedo/AL. O referido projeto busca auxiliar a comunidade quilombola do Oitero/Penedo no resgate da Identidade Negra. Como metodologia recorremos a pesquisa qualitativa interventiva, a partir do mergulho no cotidiano da escola quilombola. Neste contexto, buscamos refletir sobre experiências vivenciadas no âmbito da Escola Quilombola de Ensino Fundamental Irmã Jolenta, apresentamos aqui momentos de contações de histórias com temáticas negras, originárias da própria comunidade para aos estudantes. Entendemos que o contato com a literatura tradicional da comunidade possibilitará as crianças quilombolas compreender os elementos culturais dos seus antepassados, que acreditamos ser indispensáveis para o resgate da identidade negra, sobretudo para os jovens que desconhecem suas raízes e culturas.
Palavras-chave: Escola Quilombola, Histórias negras, Currículo, Identidade.
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