NOVAS MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Palavras-chave: Ensino Remoto. Qualidade Educacional. Professores. Família e Escola.

Resumo

As considerações derivam de uma pesquisa realizada com professores da educação básica sobre o ensino remoto durante a pandemia do coronavírus. A partir de uma revisão de literatura sobre educação e o apoio de um questionário semiestruturado, analisa as percepções docentes acerca das dimensões: interação virtual, família, gestão pedagógica, avaliação e qualidade do ensino. A opção metodológica sinaliza uma abordagem quanti-qualitativa entrelaçada com registros gráficos contextuais. As contribuições da pesquisa nos convidam a (re)pensar a escola enquanto lócus de interação e aprendizagem significativa, além de enfatizar as mediações e reinvenções docentes como eixos essenciais à reconfiguração do processo pedagógico.

Biografia do Autor

Robson Lima de Arruda , Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Analista Educacional na Rede Estadual de Pernambuco. Diretor de Ensino na Rede Municipal de Santa Cecília - PB. Professor vinculado à Rede Municipal de Vertente do Lério – PE. Mestre em Formação de Professores (UEPB). Mestre em Psicanálise Aplicada à Saúde e Educação (ABEPE/Uniderc). Especialista em Educação Básica (UNIPÊ). Pedagogo (UEPB). 

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Associada do Departamento de Comunicação Social (UEPB). Professora e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores (PPGFP/UEPB), com atuação na Linha de Pesquisa Ciências, Tecnologias e Formação Docente. Integrante dos Grupos de Pesquisa: TECLIN- Tecnologias, Culturas e Linguagens (PPGFP/UEPB), Comunicação, Cultura e Desenvolvimento e Comunicação, Memória e Cultura Popular (DECOM/UEPB).

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Publicado
2022-03-03