ADOECIMENTO NO TRABALHO: OS IMPACTOS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DOS ATENDENTES DE UMA CENTRAL DE ATENDIMENTO NO TOCANTINS

Abstract

Desde a década de 1990, o setor de serviços de teleatendimento vem demonstrando trajetória crescente. Essa expansão tem provocado transformações no mundo do trabalho e as disposições legais surgem para garantir os direitos dos trabalhadores. Em relação à saúde, segurança e conforto, existem parâmetros que orientam o ambiente físico e a organização do trabalho. Esse é o cenário que instigou o desenvolvimento dessa pesquisa, que, guiada pelas categorias de análise da QVT de Walton e pela NR 17, buscou averiguar se os atendentes de uma central de atendimento no Tocantins estão usufruindo de seus direitos. Para tanto, utilizou-se a metodologia quantitativa, através da aplicação de um questionário junto a atendentes da referida central de atendimento. Participaram da pesquisa 65 pessoas. Os resultados apontam que o não cumprimento dos parâmetros estabelecidos no Anexo II da NR 17 tem provocado efeitos negativos sobre a qualidade de vida dos atendentes.  

Author Biographies

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional (UFT), Graduada em Ciências Econômicas (UEG). Professora

do curso de Ciências Sociais da UFT.

Esdras Neres Ribeiro, FAPAL

Graduada em Administração (FAPAL).

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Published
2020-12-21