REFLEXÕES SOBRE A DESTITUIÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO BRASIL NO TEMPO PRESENTE
Abstract
O presente trabalho tem o objetivo de refletir a destituição do direito à educação de jovens, adultos e idosos no Brasil no tempo presente. Embora seja uma prática recorrente na história brasileira, demonstra que o modus operandi dessa violação se intensifica a partir de 2016, quando é posto em execução o projeto de neoconservadorismo, que se manifesta na retomada da ortodoxia neoliberal e no ataque aos direitos sociais. Desse processo decorre a gradativa invisibilidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas políticas e na agenda governamental. Trata-se de resultado da pesquisa bibliográfica, que toma por base o reconhecimento da EJA enquanto direito público e subjetivo. Aponta para a necessidade da constituição de uma política de Estado, a fim de garantir os investimentos financeiros capazes de promover com qualidade um dos direitos humanos fundamentais e com qualidade social.
References
BARBOSA, N.; SOUZA, J. A. P. de. A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda. In: SADER, E.; GARCIA, M. A. (Orgs.). Brasil entre o passado e o futuro. São Paulo: Fundação Perseu Abramo: Boitempo, 2010.
BEISIEGEL, C. de R. A política de educação de jovens e adultos analfabetos no Brasil. In: OLIVEIRA, D. A. (Org.). A gestão democrática da educação: desafios contemporâneos. 10ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2019. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 26 mai. 2020.
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Básica 2018. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso: 26 mai. 2020.
______. MEC/FNDE. Resolução nº 11, de 6 de setembro de 2017. Estabelece critérios e normas para os entes federados que dispõem de saldo na conta específica do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano e desejam participar de edição especial do Programa para entrada de estudantes em 2017 e altera a Resolução nº 41, de 24 de agosto de 2012. Brasília: MEC, 2017.
______. Ministério da Educação. Relatório Educação para Todos no Brasil, 2000-2105. Ministério da Educação. Brasília: MEC, 2014.
CARVALHO, M. P. As políticas para a educação de jovens e adultos nos governos Lula (2003-2010): incongruências do financiamento insuficiente. 1. ed. São Luís: EDUFMA, 2015.
COUTINHO, C. N. A época neoliberal: revolução passiva ou contrarreforma? Novos Rumos, Marília, v. 49, nº 1, p. 117-126, jan./jun., 2012. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/view/2383. Acesso em: 09 jul. 2020.
DI PIERRO, M. C. A Invisibilidade da Alfabetização e EJA na agenda do governo Bolsonaro. Carta Capital, 16 mai. 2019. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/a-invisibilidade-da-alfabetizacao-e-eja-na-agenda-do-governo-bolsonaro/. Acesso em: 15 jun. 2020.
______; HADDAD, S. Transformações nas políticas de educação de Jovens e adultos no Brasil no início do Terceiro milênio: Uma análise das agendas nacional e internacional. Caderno CEDES, Campinas: vol. 35, nº 96, p. 197-217, mai./ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622015000200197&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 09 jul. 2020.
FARIA, C. O direito à educação para jovens e adultos. Revista Praxis Pedagógica, vol.2, nº1, p,149-158, jan./mar., 2019. Disponível em: file:///C:/Users/profc/Downloads/2711-14347-1-PB%20(3).pdf. Acesso em: 01 jun. 2020.
FÁVERO, O.; FREITAS, M. A educação jovens e adultos: um olhar sobre o passado e o presente. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 365-392, jul./dez. 2011. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/16712 Acesso em 08 jul. 2020.
______. Lições da história: os avanços de sessenta anos e a relação com as políticas de negação de direitos que alimentam as condições do analfabetismo no Brasil. In: OLIVEIRA, I. B., PAIVA, J. (Orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. 9. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2010.
______; FERREIRA, S. M. Cultura autoritária, ultraconservadorismo, fundamentalismo religioso e o controle ideológico da Educação básica pública. Trabalho Necessário, vol. 17, p. 88-113, 2019. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/28304/16435. Acesso em: 03 jun. 2020.
GAZETA DO POVO. No Brasil, mais da metade da população adulta não tem ensino médio. 19 jun. 2019. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/no-brasil-mais-da-metade-da-populacao-adulta-nao-tem-ensino-medio/. Acesso em: 30 jun. 2020.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, mai./ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07. Acesso em: 11 jul. 2020.
OLIVEIRA, E. Mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais ainda não concluiu a educação básica, aponta IBGE. Portal G1, 19 junho de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/06/19/mais-da-metade-dos-brasileiros-de-25-anos-ou-mais-ainda-nao-concluiu-a-educacao-basica-aponta-ibge.ghtml. Acesso em: 15 mai. 2020.
OLIVEIRA, F. de. Crítica à razão dualista – O Ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
PAIVA, J. Os desafios da educação no tempo presente. O lugar da EJA: de que educação estamos falando? In: COSTA, R. P.; VIANNA, V. M. Entrelaçando olhares por uma educação planetária. 1ª ed., Rio de Janeiro: Caetés, 2014.
______; HADDAD, S.; SOARES, L. J. G. Pesquisa em educação de jovens e adultos: memórias e ações na constituição do direito à educação para todos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 24, p. 1-25, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100305&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 jul. 2020.
REVISTA CARIRI. No governo Bolsonaro, Educação de Jovens e Adultos tem o menor investimento da década, 30 dezembro de 2019. Disponível em: https://revistacariri.com.br/brasil/no-governo-bolsonaro-educacao-de-jovens-e-adultos-tem-o-menor-investimento-da-decada/. Acesso em: 03 jul. 2020.
ROCHA, G. Bolsonaro assina decreto sobre a alfabetização no país. Proposta foi anunciada pelo governo para os primeiros 100 dias. Portal G1, 11 de abril de 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/04/11/bolsonaro-assina-decreto-sobre-a-alfabetizacao-no-pais.ghtml. Acesso em: 05 jun. 2020.
RUMMERT, S. M.; ALGEBAILE, E.; VENTURA, J. Educação da classe trabalhadora brasileira: expressão do desenvolvimento desigual e combinado. Revista Brasileira Educação [online], vol.18, nº 54, p.717-738, jul./set. 2013.
SAVIANI, D. O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC. Educação e Sociedade Campinas, vol. 28, nº 100 - Especial, p. 1231-1255, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2728100.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
______. A Nova lei da Educação: trajetórias, limites e perspectiva, 3ª edição, Campinas: Autores Associados, 1997.
SINPRO-DF. Governo reduz investimento na EJA e deixa modalidade com os dias contados, 15 janeiro de 2020. Disponível em: https://www.sinprodf.org.br/governo-reduz-investimento-na-eja-e-deixa-modalidade-com-os-dias-contados/. Acesso em: 15 mai. 2020.
TATEMOTO, R. Orçamento de 2019 consolida política de investimento zero. Brasil de Fato, Brasília/DF, 04 set. 2018. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2018/09/04/orcamento-de-2019-consolida-politica-de-investimento-zero. Acesso em: 02 jul. 2020.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019. São Paulo: Moderna, 2019. Disponibilidade em: file:///C:/Users/profc/OneDrive/Documentos/Anuário%20Todos%20pela%20Educação%202019.pdf. Acesso em: 01 jul. 2020.
VENTURA, J. A diminuição das matrículas na EJA no Rio de Janeiro – cenários e enfrentamentos a partir do Fórum de EJA/RJ. Rio de Janeiro. Revista Cátedra Digital: PUC RIO, v. 3, 2017. Disponível em: http://revista.catedra.puc-rio.br/index.php/diminuicao-das-matriculas-na-eja-no-rio-de-janeiro-cenarios-e-enfrentamentos-partir-do-forum-ejarj/. Acesso em: 10 jul. 2020.
VENTURA, J. P. O Planfor e a Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores: a subalternidade reiterada. Dissertação (Mestrado em Educação). Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).