NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA REENCANTAR A EDUCAÇÃO
Abstract
O artigo apresenta reflexões sobre a formação de professores, a integração das Tecnologias da Informação e Comunicação e da Cultura Digital no ambiente escolar em um contexto sociointeracionista das práticas pedagógicas. O trabalho envolveu pesquisas correlatas e bibliográficas, baseado no levantamento de referencial com aportes teóricos em Prensky, Vigotsky, Nóvoa, McCrindle e Lévy. A pesquisa qualitativa teve como estratégia de coleta de dados a entrevista, realizada com dez sujeitos-professores, em uma escola-campo da rede pública. A pesquisa consistiu em compreender se as diferenças geracionais entre os nativos e os imigrantes digitais interferem no processo de ensino e aprendizagem. Alternativas pedagógicas com uso das tecnologias foram propostas com possibilidade de estreitar o diálogo entre os nativos e imigrantes digitais para reencantar a educação. Os resultados apontam incertezas e defasagem no processo formativo, porém, com empenho dos professores em aprimorar a práxis, na busca pela aprendizagem significativa dos estudantes.
References
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC 3ª versão. Brasília, DF, 2018.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v. 11, n. 2, p. 240-255, jul./dez. 2011. Disponibilidade em:< http://www.curriculosemfronteiras.org/vol11iss2articles/candau.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2020.
CANDAU, Vera Maria Ferrão. Educação em direitos humanos: Uma proposta de trabalho. Oficinas aprendendo e ensinando direitos humanos. 1999, Disponibilidade em: < http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/veracandau/candau_edh_proposta_trabalho.pdf>. Acesso em: 30 maio 2020.
DUSSEL, Inés; QUEVEDO, Luis Alberto. Educación y nuevas tecnologias: los desafíos pedagógicos ante el mundo digital. In: VI Foro Latinoamericano de Educacíon, 2010, Buenos Aires. Buenos Aires: Fundación Santillana, 2010. p. 01-81. Disponibilidade em:
EMEB. Projeto Político Pedagógico. Lages (SC): Secretaria Municipal de Educação de Lages - SMEL, 2019.
FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. 2014. 121 páginas. Monografia (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares). Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba.
ALVES, Elaine Jesus. JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças Porto. a tecnologia educativa no currículo de cursos de formação inicial de professores: um estudo na Universidade Federal do Tocantins (Brasil) e Universidade do Minho (Portugal). Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v.8, n.9 – 2020. Disponibilidade em: < https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2170>. Acesso em: 13 jun. 2020.
GAMA, José Antonio Aguiar et. al. “Nós somos as redes”: reflexões sobre o uso das redes sociais na escola. Revista Humanidades e Inovação. Palmas, v.8, n.9 – 2020. Disponibilidade em:
HALL. Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997. Disponibilidade em < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361/40514>. Acesso em: 03 jun. 2020.
LÉVY, Pierre. A máquina universo: Criação, cognição e cultura informática. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artmed, 1998. 173 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.
LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
MCCRINDLE, Mark. The ABC of XYZ: Understanding the global generations. 3. ed. Bella Vista: McCrindle, 2014.
NÓVOA, António Sampaio da. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 47, n. 166, p.1106-1133, dez. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/198053144843. Disponibilidade em:
PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração dos nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PRENSKY, Marc. Homo Sapiens Digital: From Digital Immigrants and Digital Natives to Digital Wisdom. Journal of Online Education. Innovate: Journal of online education. Davie, v. 5, n. 3, on-line. 2009. Disponibilidade em: https://nsuworks.nova.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1020&context=innovate. Acesso em: 15 mar. 2020.
PRENSKY, Marc. Nativos e Inmigrantes Digitales. Madrid: Distribuidora Sek S.A., 2010a.
PRENSKY, Marc. “Não me atrapalhe, mãe – Eu estou aprendendo!”. Como os videogames estão preparando nossos filhos para o sucesso no século XXI – e como você pode ajudar! Tradução Lívia Bergo. São Paulo: Phorte, 2010b.
PRENSKY, Marc. Teaching Digital Natives: Partnering for Real Learning. London: Sage Publishers. 2010c.
SADI, Renato Sampaio. Formação permanente de professores de educação física: notas de investigação sobre o conhecimento crítico-criativo. Motrivivência, Florianópolis, v. 26, p. 47-68, jun. 2006. Trimestral. Disponibilidade em:
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
VIGOTSKY, Lev Semenovich A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 5. ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1996a. 191 p.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Livraria Martins Fontes Editora Ltda., 1996b. 524 p. (Psicologia E Pedagogia)
WILSON, Michael; GERBER, Leslie E. How Generational Theory Can Improve Teaching:: Strategies for Working with the “Millennials”. Teaching And Learning, S.I., v. 1, n. 1, p. 29-44. 2008. Disponibilidade em: https://tigerweb.towson.edu/garcia/past%20semesters%20of%20intro/intro/2011%20fall%20intro/wilson%20and%20gerber.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.
WOODS, Peter. Aspectos sociais da criatividade do professor. In: NÓVOA, António. (Org.) Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).