RELATO DA IMPORTÂNCIA DA ADEQUAÇÃO CURRICULAR NA PRÁTICA DE ENSINO DE ALUNOS INCLUSIVOS DO DISTRITO FEDERAL
Abstract
Esse relato tem o objetivo de dividir a experiência de uma ação-prática de ensino de alunos inclusivos de uma escola pública do Distrito Federal, através da adequação curricular de projetos, conciliando um ensino interdisciplinar e multidisciplinar dos conteúdo e áreas afins interligadas pela ação-prática do cultivo de uma horta orgânica no ambiente escolar. Conciliando a agroecologia e técnicas de cultivos de subsistência, o projeto buscou a ampliação da interação homem-natureza e proporcionou aos educandos um novo contato com o seu meio e com seus colegas. Foi executado em uma turma de integração inversa – com a quantidade de alunos reduzida e contou com o uso de diversas metodologias ativas e trabalho direto com a terra com a preparação, plantio e cuidados com as leguminosas e hortaliças cultivadas, coadunando teoria e prática de forma a atender individualmente cada aluno incluso, conforme sua própria adequação.
References
BARBOSA, Najla Veloso Sampaio. Caderno 1: A horta escolar dinamizado o currículo da escola. 3º Ed. Material didático do Projeto Educando com a horta escolar, realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE) Ministério da Educação (MEC) em parceria com Organizações das Nações Unidas para a agricultura e alimentação (FAO). Brasília, 2009.
BRASIL. Secretaria de Educação do DF - Currículo em movimento do Ensino Fundamental anos iniciais. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ ascom/documentos/subeb/cur_mov/3ensinofundamentalanosiniciais. pdf. Acesso em: 05 abr. 2020.
BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 02 abr. 2020.
BRASIL. Secretaria de Educação do DF . O.P- Orientações Pedagógicas da Educação Especial da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Disponível em: http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/edespecial/orientpedagedespecial2010.pdf. Acesso em: 02 abr. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).