UM DISCURSO SOBRE AS CIÊNCIAS: INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
Abstract
Trata-se de uma resenha da obra Um discurso sobre as ciências do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos. O autor defende uma posição epistemológica antipositivista fundamentando-se nos entraves da física e da matemática sob a argumentação de que o conhecimento científico é construído socialmente e que sua objetividade não insinua a neutralidade. Santos (2008) apresenta a crise do paradigma dominante e identifica os principais traços que por ela surge como paradigma emergente. Ao fazermos inter-relações com a Educação, podemos dizer que não há conhecimento sem subjetividade, ou seja, os objetos de pesquisa têm a ver com nossa história de vida, mas que precisam perpassar pela abordagem epistemológica, pelos conhecimentos historicamente construídos. Podemos pensar a escola enquanto um espaço de socialização dos conhecimentos, no sentido de que se tornem vivo, aconteça esse retorno e troca de saberes com o senso comum, afinal de contas, se o conhecimento não passar para o mundo da vida, não ajudar para um bom convívio entre as pessoas, se perde seu real valor e seu sentido. Precisa-se olhar para as práticas pedagógicas como uma oportunidade de se fazer ciência, com projetos embasados em investigações comprometidas com a realidade e os sentidos dos estudantes.
References
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008.
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