TEMAS TRANSVERSAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA EMANCIPAÇÃO DE ALUNOS DA EJA

Abstract

O estudo objetiva investigar como as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais podem contribuir para a emancipação dos alunos da EJA.  Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica cujos dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, na tentativa de compreender, por meio da percepção dos alunos e professores, se as intervenções contribuíram para o processo de emancipação dos estudantes. Foi aplicada uma intervenção pedagógica, com foco nos temas transversais, fundada nos pressupostos da educação libertadora, de Paulo Freire, com diálogo e a participação ativa dos atores escolares. As experiências de vida exteriorizadas pelos estudantes permearam todo o percurso pedagógico, revelando que as práticas com temas transversais enriquecidas pela participação em associações de classe, associação da comunidade local e pela compreensão da própria realidade se constituíram em caminhos viáveis para a emancipação dos sujeitos.

Author Biographies

Simone Vieira Sant'Anna Fardim, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC). Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Pedagogia da Serra (FASE). Professora do ensino fundamental do Município de Marataízes – ES

Désirée Gonçalves Raggi, Centro Universitário Vale do Cricaré (UNIVC)

Doutorado em Educação pela Univerdidad del Norte – Revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Superior Pedagogico para la Educación Tecnica e Profesional Hector P. Zaldivar em Cuba - Revalidado pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. Professora pesquisadora no Centro Universitário Vale do Cricaré.

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Published
2023-10-25