TEMAS TRANSVERSAIS: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA PARA EMANCIPAÇÃO DE ALUNOS DA EJA
Abstract
O estudo objetiva investigar como as práticas pedagógicas baseadas em temas transversais podem contribuir para a emancipação dos alunos da EJA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo intervenção pedagógica cujos dados foram colhidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observação participante, na tentativa de compreender, por meio da percepção dos alunos e professores, se as intervenções contribuíram para o processo de emancipação dos estudantes. Foi aplicada uma intervenção pedagógica, com foco nos temas transversais, fundada nos pressupostos da educação libertadora, de Paulo Freire, com diálogo e a participação ativa dos atores escolares. As experiências de vida exteriorizadas pelos estudantes permearam todo o percurso pedagógico, revelando que as práticas com temas transversais enriquecidas pela participação em associações de classe, associação da comunidade local e pela compreensão da própria realidade se constituíram em caminhos viáveis para a emancipação dos sujeitos.
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