REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA PRÁTICA DE LEITURA
Abstract
As dificuldades nas atividades de compreensão leitora é um tema que provoca inquietações em muitos professores, tornando-se um desafio para se efetivar o principal objetivo da leitura que é possibilitar a formação e o desenvolvimento de leitores proficientes, que ajam criticamente em relação às informações disponibilizadas no texto e fora dele. Essas dificuldades, na maioria das vezes, refletem nas concepções que professores utilizam na elaboração de atividades envolvendo leitura. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo analisar as concepções de leitura utilizadas por professores do Ensino Fundamental II e suas implicações no desenvolvimento do leitor proficiente. E atrelados a este objetivo, buscamos especificamente responder aos seguintes questionamentos: Quais as concepções de leitura utilizadas por professores do Ensino Fundamental II e suas implicações no desenvolvimento do leitor proficiente? Qual o conhecimento que esses professores possuem sobre as práticas pedagógicas que envolvem a leitura em sala de aula? Para respondermos tais questionamentos, nos basearemos em teóricos e pesquisadores que tem a leitura e os saberes e práticas docente como foco, sendo eles: Kleiman (2013a; 2013b); Solé (1998); Menegassi (1995; 2010), Kato (2002), Leffa (1996; 1999) e Coracini (2005). Assim, por meio das análises, constatamos um predomínio da concepção foco no texto nas ações dos professores, implicando num processo de ensino e aprendizagem de leitura que não considera a relação significativa e dialógica do texto-leitor-autor. Além disso, enfatizamos que uma prática que não leva em consideração a interação texto-leitor-autor não possibilitará a formação de leitores competentes.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).