SAÚDE E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DO CONSELHO FEDERAL ACERCA DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DOS PROFESSORES

Abstract

Este estudo, de caráter qualitativo, analisou matérias e textos publicados na Revista EF (CONFEF) a fim de compreender os sentidos sobre saúde vinculados aos professores de Educação Física. Foram analisadas as Revistas publicadas entre 2014 e 2019 através da Análise categorial temática segundo Bardin (2011). O processo saúde-doença é compreendido através do predomínio biologicista, indicando uma responsabilização individual pela saúde, o aprimoramento das capacidades físicas e a repetição dos movimentos. Além disso, encontramos uma expressiva necessidade de reafirmar, a cada oportunidade, que a Educação Física pertence à área da saúde, desvinculando-a da prática pedagógica escolar. O entendimento de saúde disseminado pela Revista analisada não se restringe à respectiva instituição sugerindo, conforme a literatura atual, que para que a saúde seja vista como um direito social e para que a visão de uma saúde privada seja enfraquecida, é preciso que haja interferência na formação de professores, pesquisadores e atuantes na área. 

Author Biographies

Stephany de Sá Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Rafael da Silva Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Saúde Coletiva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Wecisley Ribeiro do Espírito Santo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Antropologia Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Leonardo Hernandes de Souza Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Published
2021-08-26