DAS PEDRINHAS DO NOSSO QUINTAL: ÉTICA E SENSIBILIDADE METODOLÓGICA NA PESQUISA COM BEBÊS
Abstract
O artigo apresenta reflexões e dados do percurso metodológico de uma pesquisa em nível de doutorado, realizada com um grupo de 14 bebês e suas professoras em uma instituição de educação infantil, que objetivou analisar como acontecem as relações dos bebês com os livros no contexto da creche. A estratégia metodológica adotada foi a etnografia, uma vez que suas ferramentas possibilitam uma aproximação respeitosa e sensível junto aos bebês, de modo a dar visibilidade aos seus muitos modos de se expressar. As análises tecidas buscam descrever o percurso metodológico como compromisso ético na pesquisa junto aos bebês. Procuram ainda problematizar o consentimento e o assentimento a fim de evidenciar que os bebês, mesmo os mais pequenos, são competentes e precisam ser consultados - a partir de procedimentos próprios que envolve atenção a expressões gestuais, corporais e faciais - para a permissão da pesquisa, dos registros escritos e fotográficos.
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