DAS PEDRINHAS DO NOSSO QUINTAL: ÉTICA E SENSIBILIDADE METODOLÓGICA NA PESQUISA COM BEBÊS

Palavras-chave: Ética na pesquisa. Etnografia. Bebês. Educação Infantil.

Resumo

O artigo apresenta reflexões e dados do percurso metodológico de uma pesquisa em nível de doutorado, realizada com um grupo de 14 bebês e suas professoras em uma instituição de educação infantil, que objetivou analisar como acontecem as relações dos bebês com os livros no contexto da creche. A estratégia metodológica adotada foi a etnografia, uma vez que suas ferramentas possibilitam uma aproximação respeitosa e sensível junto aos bebês, de modo a dar visibilidade aos seus muitos modos de se expressar. As análises tecidas buscam descrever o percurso metodológico como compromisso ético na pesquisa junto aos bebês. Procuram ainda problematizar o consentimento e o assentimento a fim de evidenciar que os bebês, mesmo os mais pequenos, são competentes e precisam ser consultados - a partir de procedimentos próprios que envolve atenção a expressões gestuais, corporais e faciais - para a permissão da pesquisa, dos registros escritos e fotográficos.

Biografia do Autor

Fernanda Gonçalves, Faculdade Municipal da Palhoça (FMP)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência (SUPED). É Mestre em Educação pela mesma universidade, na linha de pesquisa Educação e Infância (2014). É Graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É integrante do Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (LITERALISE). Atua como membro do Conselho Editorial Nacional da Revista Zero-a-Seis (ISSN 1980-4512). É Professora colaboradora do curso de Pedagogia da Faculdade Municipal da Palhoça (FMP) e Professora colaborada no curso de Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/CEAD). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação e infância, atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, documentação pedagógica, educação infantil, docência na educação infantil, docência com bebês, literatura infantil, livro-brinquedo, literatura infantil para bebês e crianças pequenas.

Márcia Buss-Simão, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina no Departamento de Estudos Especializados em Educação - UFSC/EED. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores. Realizou parte de seu doutoramento na Goethe Universität de Frankfurt am Main na Alemanha no período de dezembro de 2009 a abril de 2011. É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005-2007) na linha de pesquisa Educação e Infância. Possui Graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993). Realizou estágio pós-doutoral de 2012 a 2013 na Universidade Federal de Santa Catarina com bolsa REUNI sob supervisão de Eloisa Acires Candal Rocha no Programa de Pós-Graduação em Educação com a temática: Professoras de Educação Infantil: uma análise da constituição da docência no contexto Catarinense. Está como editora da Revista Zero-a-Seis e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância (NUPEIN/UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Gênero (GEDIG) do PPGE/UNISUL.

Eliane Santana Dias Debus, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês pela Fundação Educacional de Criciúma (1991), mestrado em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001), Bolsa Recém-Doutor (PPGE/UFSC 2001-2004) e Pós-doutorado na Universidade do Minho (PT). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no Departamento de Metodologia de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução. É líder do Grupo de Pesquisas "LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária", da Universidade Federal de Santa Catarina.Membro integrante dos Grupos de Pesquisas "A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas Culturais para crianças", coordenado pela Professora Doutora Regina Michelli (UERJ) e do Grupo "Produções Culturais para crianças", coordenado pelo Professor Doutor Fernando Azevedo, do Centro de Investigação em Estudos da da Criança da Universidade do Minho (Braga/Portugal); Membro da Red de Investigaciones Afrolatinoamericanas - RIALA e Membro da Rede de Pesquisadores sobre Leitura Literária e Arte Narrativa - Rede de Pesquisadores LLAN, coordenado pela professora Ilsa Vieira do Carmo Goulart (Universidade Federal de Lavras) . Editora da Revista Perspectiva/UFSC (Qualis A2), Conselho Editorial das Revistas RBE e ABPN. Tutora do Programa de Educação Tutorial da Pedagogia/UFSC. Dos livros publicados destacam-se Monteiro Lobato e o leitor esse conhecido ( DEBUS, 2004) Sde Pedagogia/UFSC. elo Altamente Recomendável da FNLIJ - indicação para o Jabuti (entre os 10 e Catálogo de Bolonha da FNLIJ Bologna Childrens/ Book Fair 2005. Festaria de brincança: a leitura literária na Educação Infantil (DEBUS,2006) Selo Altamente Recomendável da FNLIJ e Bologna Childrens/ Book Fair 2007.A literatura infantil e juvenil de língua portuguesa: leituras do Brasil e d´além mar (DEBUS, 2008) Bologna Childrens/ Book Fair 2009. Literatura Infantil e juvenil: leituras, análises e reflexões ( DEBUS, DOMINGUES, JULIANO, 2010) - Bologna Childrens/ Book Fair 2011. Literatura infantil e juvenil - do literário a outras manifestações estéticas (DEBUS; JULIANO; BORTOLOTTO, 2016) Selo Altamente e Recomendável da FNLIJ), Bologna Childrens/ Book Fair 2017 e Prêmio de melhor livro Teórico de 2016/2017; A temática da Cultura africana e afro-brasileira na literatura para crianças e jovens (Cortez, 2017), Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Poesia (cabe) na escola: por uma educação poética. (DEBUS; BAZZO; BORTOLOTTO, 2018) e A produção literária de Rogério Andrade Barbosa: da temática africana e afrobrasileira a outros temas (DEBUS; BERNARDES; SILVEIRA; PEREIRA, 2018)Bologna Childrens/ Book Fair 2018. Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em Literatura Infantil e Juvenil, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura infantil e juvenil, temática africana e afro-brasileira na literatura infantil e juvenil, formação de leitores, formação de professores e leitura literária. Orcid https://orcid.org/0000-0003-0555-2069

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Publicado
2021-02-24