CONTRADIÇÕES EMERGENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PESSOA SOCIAL DIANTE DO DISTANCIAMENTO E DO ISOLAMENTO SOCIAL

Abstract

 

 

 

Author Biographies

Carla Borges de Andrade, UEFS/UFBA

Licenciada em Educação Física – Universidade Estadual de Feira de Santana, Especialista em Psicopedagogia Institucional Escolar – Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro, Mestra em Desenho, Cultura e Interatividade – Universidade Estadual de Feira de Santana, Doutora em Educação – Universidade Federal da Bahia, Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana. 

Miguel Angel García Bordas, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Graduação em Filosofia e Letras - Universidad Central de Barcelona, Especialização no Instituto de Ciências da Educação, Doutorado em Filosofia - Universidad Complutense de Madrid Pós-Doutorado em Socio-semiótica na Universidade Autonoma de Barcelona. Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia FACED/UFBA e trabalha como professor Especial vinculado aos Programas de Pós-graduação em Educação e o Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. 

References

CAPITANI, Lídia. Coronavírus: por que o distanciamento social é importante? Minhavida. 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.minhavida.com.br/saude/ materias/36067-coronavirus-por-que-o-distanciamento-social-e-importante. Acesso em: 24 mar. 2020.

CHAMUSCA, Lu. O home não nasceu pra viver só. In: CHAMUSCA, Lu. Brincando de Cantar. Cantigas infantis. DVD, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vhQ3qvkhCKM. Acesso em: 23 mar. 2020.

COSTA, Wilma da Cruz; PINHO, Kátia Elisa Prus. A importância e a contribuição do lúdico no processo educacional. 2008. Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1681-8.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

DIANA, Daniela. Isolamento Social. Toda matéria. S/D. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/isolamento-social/. Acesso em: 24 mar. 2020.

DICIONÁRIO on-line de Português. Desumanização. 2013. Disponível em: https://www.dicio.com.br/desumanizacao/. Acesso em: 24 mar. 2020.

ETAPAS do desenvolvimento da criança - Período sensório Motor (até 2 anos). Portal Educação. S/D. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/etapas-do-desenvolvimento-da-crianca--periodo-sensorio-motor-(ate-2-anos)/63413. Acesso em: 24 mar. 2020.

EVANGELISTA, Kelly Cristiny Martins; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; VERISSIMO, Jean Fabricio Dias. O indivíduo como ser social. ResearchGate. Ago., 2017. p. 75-90. Disponível em: https://www.researchgate.net/?enrichId= rgreq-881f6a5cab13 a6ab2e794ea08fa66278-XXX&enrichSource=Y292 ZXJQYWdlOzMxOTI3MDUy MTtBUzo1MzA5OTQ0MjEyMTkzMjhAM TUwMzYxMDM0MzEyOA%3D%3D&el=1_x_1&_esc=publicationCoverPdf. Acesso em: 23 mar. 2020.

MENESES, Hélem Soares de. O Período Sensório-Motor de Piaget. Psicologado. Julho/2012. Disponível em: https://psicologado.com.br/ psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-periodo-sensorio-motor-de-piaget. Acesso em: 24 mar. 2020.

MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 – 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Monica.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Indicadores de saúde: elementos conceituais e práticos – capítulo 1. S/D. p. 01-06. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14401:indicadores-de-saude-elementos-conceituais-e-praticos-capitulo-1&catid=9894&Itemid=101&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2020.

PEDROZO, Michelle Klaumann. As fases do Desenvolvimento Infantil parte 2: Estágio Sensório-Motor. Espaço Mediação Pedagogia e Psicopedagogia. 02 jul. 2014. Disponível em: http://psicopedagogiacuritiba.com.br/fases-desenvolvimento-infantil-parte-2-estagio-sensorio-motor/. Acesso em: 24 mar. 2020.

PERES, Vannúzia Leal A. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Rev. bras. Psicodrama. Vol.27, nº1. São Paulo jan./jun., 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S0104-53932019000100016. Acesso em: 23 mar. 2020.

PSICÓLOGO diz que isolamento social traz prejuízos similares ao do cigarro. Correio Braziliense – Ciência e Saúde. 15/08/2011. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/08/15/interna_ciencia_saude,265523/psicologo-diz-que-isolamento-social-traz-prejuizos-similares-ao-do-cigarro.shtml. Acesso em: 24 mar. 2020.

REGO, Patrique Lamounier. Caminhos da Desumanização: análises e imbricamentos conceituais na tradição e na história ocidental. Dissertação. Mestrado em Filosofia. Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17549. Acesso em: 24 mar. 2020.

ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. Vol. 20 nº 2. São Paulo. Abr./Jun., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001. Acesso em: 23 mar. 2020.

SEGRE, Marco, O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, 31 (5): 538-42, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v31n5/2334.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.

SILVA, Gislaine Félix da et al. A socialização através das brincadeiras lúdicas nas escolas de educação infantil. 17 de junho de 2016. WebArtigos. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-socializacao-atraves-das-brincadeiras-ludicas-nas-escolas-de-educacao-infantil/143530. Acesso em: 24 mar. 2020.

SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 mar. 2020.

TRENTIN, Leontina Rita Aocrinte. Humanização: o futuro da humanidade. Brasil Escola – Meu Artigo. S/D. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/humanizacao-futuro-humanidade.htm. Acesso em: 24 mar. 2020.

VIDALE, Giulia. O que é distanciamento social e por que isso é importante? VEJA. Publicado em 19 mar. 2020, 20h53. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/o-que-e-distanciamento-social-e-por-que-isso-e-importante/. Acesso em: 24 mar. 2020.
Published
2022-07-05