CONTRADIÇÕES EMERGENTES EM TEMPOS DE PANDEMIA: A PESSOA SOCIAL DIANTE DO DISTANCIAMENTO E DO ISOLAMENTO SOCIAL
Abstract
References
CHAMUSCA, Lu. O home não nasceu pra viver só. In: CHAMUSCA, Lu. Brincando de Cantar. Cantigas infantis. DVD, 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vhQ3qvkhCKM. Acesso em: 23 mar. 2020.
COSTA, Wilma da Cruz; PINHO, Kátia Elisa Prus. A importância e a contribuição do lúdico no processo educacional. 2008. Dia a Dia Educação. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1681-8.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.
DIANA, Daniela. Isolamento Social. Toda matéria. S/D. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/isolamento-social/. Acesso em: 24 mar. 2020.
DICIONÁRIO on-line de Português. Desumanização. 2013. Disponível em: https://www.dicio.com.br/desumanizacao/. Acesso em: 24 mar. 2020.
ETAPAS do desenvolvimento da criança - Período sensório Motor (até 2 anos). Portal Educação. S/D. Disponível em: https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/cotidiano/etapas-do-desenvolvimento-da-crianca--periodo-sensorio-motor-(ate-2-anos)/63413. Acesso em: 24 mar. 2020.
EVANGELISTA, Kelly Cristiny Martins; BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro; VERISSIMO, Jean Fabricio Dias. O indivíduo como ser social. ResearchGate. Ago., 2017. p. 75-90. Disponível em: https://www.researchgate.net/?enrichId= rgreq-881f6a5cab13 a6ab2e794ea08fa66278-XXX&enrichSource=Y292 ZXJQYWdlOzMxOTI3MDUy MTtBUzo1MzA5OTQ0MjEyMTkzMjhAM TUwMzYxMDM0MzEyOA%3D%3D&el=1_x_1&_esc=publicationCoverPdf. Acesso em: 23 mar. 2020.
MENESES, Hélem Soares de. O Período Sensório-Motor de Piaget. Psicologado. Julho/2012. Disponível em: https://psicologado.com.br/ psicologia-geral/desenvolvimento-humano/o-periodo-sensorio-motor-de-piaget. Acesso em: 24 mar. 2020.
MODESTO, Monica Cristina; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Importância da Ludicidade na Construção do Conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 – 2014. Disponível em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Monica.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.
OPAS. Organização Pan-Americana de Saúde. Indicadores de saúde: elementos conceituais e práticos – capítulo 1. S/D. p. 01-06. Disponível em: https://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=14401:indicadores-de-saude-elementos-conceituais-e-praticos-capitulo-1&catid=9894&Itemid=101&lang=pt. Acesso em: 24 mar. 2020.
PEDROZO, Michelle Klaumann. As fases do Desenvolvimento Infantil parte 2: Estágio Sensório-Motor. Espaço Mediação Pedagogia e Psicopedagogia. 02 jul. 2014. Disponível em: http://psicopedagogiacuritiba.com.br/fases-desenvolvimento-infantil-parte-2-estagio-sensorio-motor/. Acesso em: 24 mar. 2020.
PERES, Vannúzia Leal A. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. Rev. bras. Psicodrama. Vol.27, nº1. São Paulo jan./jun., 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php ?script=sci_arttext&pid=S0104-53932019000100016. Acesso em: 23 mar. 2020.
PSICÓLOGO diz que isolamento social traz prejuízos similares ao do cigarro. Correio Braziliense – Ciência e Saúde. 15/08/2011. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2011/08/15/interna_ciencia_saude,265523/psicologo-diz-que-isolamento-social-traz-prejuizos-similares-ao-do-cigarro.shtml. Acesso em: 24 mar. 2020.
REGO, Patrique Lamounier. Caminhos da Desumanização: análises e imbricamentos conceituais na tradição e na história ocidental. Dissertação. Mestrado em Filosofia. Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília. Brasília, 2014. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/17549. Acesso em: 24 mar. 2020.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta Paulista de Enfermagem. Vol. 20 nº 2. São Paulo. Abr./Jun., 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002007000200001. Acesso em: 23 mar. 2020.
SEGRE, Marco, O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, 31 (5): 538-42, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v31n5/2334.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.
SILVA, Gislaine Félix da et al. A socialização através das brincadeiras lúdicas nas escolas de educação infantil. 17 de junho de 2016. WebArtigos. Disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-socializacao-atraves-das-brincadeiras-ludicas-nas-escolas-de-educacao-infantil/143530. Acesso em: 24 mar. 2020.
SILVA, Thayse de Oliveira; SILVA, Lebiam Tamar Gomes. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862017000100009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 24 mar. 2020.
TRENTIN, Leontina Rita Aocrinte. Humanização: o futuro da humanidade. Brasil Escola – Meu Artigo. S/D. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/religiao/humanizacao-futuro-humanidade.htm. Acesso em: 24 mar. 2020.
VIDALE, Giulia. O que é distanciamento social e por que isso é importante? VEJA. Publicado em 19 mar. 2020, 20h53. Disponível em: https://veja.abril.com.br/brasil/o-que-e-distanciamento-social-e-por-que-isso-e-importante/. Acesso em: 24 mar. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).