ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA USADAS POR ALUNOS DE UMA LICENCIATURA EM LETRAS
Abstract
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as estratégias de aprendizagem de língua Inglesa usada pelos alunos do curso de Letras. Observamos como essas estratégias influenciam e contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de LI. Para tanto, baseamos a pesquisa nos estudos de Bezerra (2006), Bohn (2016), Oxford (1990,1989), O´Malley & Chamot (1990) e nos estudo de Paiva (1998, 1994, 2005). Para isso, usamos a pesquisa de natureza quantitativa descritiva. A mesma foi realizada por meio de coletas dos dados com aplicação de questionário estruturado. Por fim, descrevemos os dados e fizemos uma reflexão baseada nas respostas sobre as EA dadas pelos sujeitos da pesquisa, para que os docentes passam utilizar esses dados para a aplicação no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa.
References
BEZERRA, Gisvaldo. A.S. Estratégias de Aprendizagem na Aula de Língua Estrangeira: Um Estudo com Formandos em Letras. Dissertação (pós-graduação em Letras). Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria- RS- Brasil, 2006.
BOHN, Vanessa C. R. As Estratégias de Aprendizagem de Professores de Língua Inglesa. Disponível em: www.UFMGCNPq 20DO%20TCC/AS%20ESTRAT%C3%89GIAS%20DE%20APRENDIZAGEM%20DE%20PROFESSORES%20DE%20L%C3%8DNGUA%20INGLESA.html acessado em 31 de Julho de 2016.
KUMARAVADIVELU, B. Toward a Post Method Pedagogy. Tesol Quarterly. Vol. 35, No. 4, (Winter), 2001.
O`MALLEY, J. M. & CHAMOT, A. V. Learning Strategies in second language acquisition. Cambridge University Press, 1990.
OXFORD, R.L. language learning strategies: What Every Teacher Should Know. Boston: Heinle & Heinle, 1990.
OXFORD, R. L. Language learning: what every teacher should know. New York: Newbury, 1989.
PAIVA, V.L.M.O. Refletindo sobre estilos, inteligências múltiplas e estratégias de aprendizagem In: PAIVA, V.L.M.O. (Org.). Práticas de ensino e aprendizagem de inglês com foco na autonomia. Belo Horizonte: Faculdade de Letras da UFMG, 2005. p. 11-30
PAIVA, V.L.M.O. Estratégias individuais de aprendizagem de língua Inglesa. Letras e Letras. V. 14, n. 1, jan./jul. 1998. p. 73-88
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira e. Input Organization. In: LEFFA, Vilson. J. Input Organization. Porto Alegre: ED Universidade UFGS, 1994 P. 311-322
PINSONNEAULT & HRAEMER, K. L Survey Reserch in Managenent Information, Systens: an Assenssement. Journal of Management Information Systen. 1993
SANTOS, Caroline. Da S. & FERMINO, Meryellen. A Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa no Ensino Fundamental: um estudo de crenças, 2013. 65 Paginas. Trabalho de Conclusão de Curso de Licenciatura em Letras Português- Inglês- Universidade Tecnológica Federal do Parana Curitiba, 2013.
VILAÇA, M. L. C. Classificação de Estratégias de Aprendizagem de Língua: Critérios, Abordagem e Contrapontos. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidade, ISSN 1678-3182 Universidade do Grande Rio, RJ 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).