INTERAÇÃO SOCIAL E O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE COM BASE EM TRÊS PERSPECTIVAS: FREIRE, VYGOTSKY E PERRET-CLERMONT

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a influência da interação social no aprendizado de sujeitos jovens e adultos na perspectiva de Freire, Vygotsky e Perret-Clermont. Para tanto, fez-se necessário agregar ao estudo uma metodologia de pesquisa bibliográfica, com reflexões destes e de outros autores que serão citados a posteriori, elucidando o papel da interação social como fator primordial para o desenvolvimento pessoal, social e cognitivo dos sujeitos. Dessa forma, analisamos a visão de Freire, Vygotsky e Perret-Clermont com base na relação entre interação social e aprendizado, levando em consideração: o caráter dialógico de Freire, a concepção sócio interacionista de Vygotsky e a perspectiva psicogenética de Perret-Clermont. Com o presente estudo, mesmo percebendo a diferença de objetos de estudo e de discurso dos pensadores, entendemos que os três convergem em um mesmo ponto, de que a interação social é um fator fundante no aprendizado, incutindo um valor importante da interação no processo de ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Ana Carolina Faria Coutinho Gléria, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutora em Educação. Professora associada do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 

Referências

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 14.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 12.ed. São Paulo: Olho d’Água, 2002.

GLÉRIA, Ana Carolina Faria Coutinho. Práticas e eventos de letramento de Jovens e Adultos Trabalhadores. Maceió, EDUFAL, 2009.

HADDAD, Sérgio. Escola para o trabalhador (uma experiência de ensino supletivo noturno para trabalhadores). In: ARROYO, Miguel G. Da escola carente à escola possível. 4.ed. São Paulo: Edições Loyola, 1997.

IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2003.

MOURA, Tânia Maria de Melo. A prática pedagógica dos alfabetizadores de Jovens e Adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceió: EDUFAL, 2001.

MOURA, Tânia Maria de Melo. Concepções de Educação de Jovens e Adultos. Texto síntese organizado para ser utilizado em sala de aula como introdução ao estudo das concepções de EJA no Brasil. Junho, 2002.

MOURA, Tânia Maria de Melo (org). Educação de Jovens e Adultos: currículo, trabalho docente, práticas de alfabetização e letramento. Maceió: EDUFAL, 2008.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Vygotsky. Aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo, Scipione, 1997.

OLIVEIRA, Martha Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. IN: RIBEIRO, Vera Massagão. Novos leitores, novas leituras. Campinas, SP: Mercado de letras, 2001.

PERRET-CLERMONT, Anne Nelly. Desenvolvimento da inteligência e interacção social. Lisboa: Instituto Piaget, 1978.

PERRET-CLERMONT, Anne Nelly. Facteurs sociaux at développement cognitif: position du problème. In : La construction de l’intelligence dans l’interaction sociale, Peter Lang S.A.1996.

PIAGET, Jean. Development and Learning. In LAVATELLY, C. S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972.

PICONEZ, Stela C. Bertoldo. Educação escolar de Jovens e Adultos. Campinas, SP: Papirus, 2002.

QUEIROZ, Marinaide Lima de. Letramento: as marcas da oralidade nas produções escritas de Jovens e Adultos. 2002. Tese (Doutorado em Letras e Lingüística) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2002.

RIBEIRO, Vera Masagão (coord.). Educação para Jovens e Adultos: ensino fundamental. Proposta curricular – 1º segmento. São Paulo: Ação Educativa Brasília, Mec, 2001.

SANTOS, Maria Francisca Oliveira; QUEIROZ, Marinaide Lima de; MOURA, Tânia Maria de Melo; MIGUEL, Geilda de Souza. Gêneros textuais na Educação de Jovens e Adultos em Maceió. Maceió: FAPEAL, 2004.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (org.). Letramento no Brasil: Reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Editora Global, 2003.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, L.S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado
2022-06-24