ARQUEOLOGIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: DIÁLOGOS SOBRE MEMÓRIAS E REPRESENTAÇÕES DOS INDÍGENAS PELOS ESTUDANTES DE INHAPI-AL A PARTIR DA INTERVENÇÃO EDUCACIONAL ARQUEOLÓGICA
Abstract
O presente trabalho objetiva apresentar problemáticas e resultados prévios da pesquisa: ARQUEOLOGIA PÚBLICA, MEMÓRIA E IDENTIDADE: sentidos, usos e apropriações dos sítios arqueológicos de pintura rupestre no Município de Inhapi, sertão alagoano (2015-2016), que busca perceber com se dá a percepção desses espaços pela população local, tendo como mostra a comunidade escolar. Por meio de oficinas de educação patrimonial os alunos foram levados a refletir sobre os sítios de pintura rupestre e seus significados para a população local. Associou-se a produção desses achados a grupos indígenas pretéritos reconhecendo a presença indígena na história local (baixo São Francisco) desde longas datas. O trabalho nos proporcionou ainda problematizar as representações do alunado acerca dos grupos indígenas atuais e passados, realizando análises comparativas entre essas diferentes formas de presença no local ao longo do tempo.References
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