EDUCAÇÃO FÍSICA NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: NOTAS SOBRE A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS PRÁTICAS CORPORAIS E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Abstract
A presente pesquisa tem como tema a organização do conhecimento da educação física com base no contexto histórico-social da aprovação e divulgação da versão homologada da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em termos de objetivo, buscamos analisar a orientação curricular da Educação Física na BNCC no ensino fundamental. Agregamos à análise, a concepção de educação integral presente no referido documento. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica que envolve produções científicas pertinentes ao tema. Compreendemos que apesar de aprovada e propalada pelo Ministério da Educação (MEC), a BNCC precisa ser continuamente analisada e (re)construída na perspectiva das resistências e lutas, em vista da educação de qualidade socialmente referenciada aos marginalizados do sistema educacional e social. Concluímos, entre outros elementos, que o documento apresenta uma concepção de educação física de cunho praticista e, por isso mesmo, não se mostra coerente com o discurso em relação à defesa de uma educação integral.
References
AGUIAR, M. Â. Relato da Resistência à instituição da BNCC pelo conselho nacional de educação mediante pedido de vista e declarações de voto. In: AGUIAR, Márcia Ângela; DOURADO, Luís Fernando. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e perspectivas. [livro eletrônico]- Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras Escolhidas v. I). São Paulo: Brasiliense, 1985.
BERNSTEIN, B. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre contextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, novembro/ 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742003000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 jun. 2020.
BETTI, M. A versão final da Base Nacional Comum Curricular da educação física (Ensino Fundamental): menos virtudes, os mesmos defeitos. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar Ano IV, V. 1 – jul. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329244831_A_VERSAO_FINAL_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR_DA_EDUCACAO_FISICA_ENSINO_FUNDAMENTAL_menos_virtudes_os_mesmos_defeitos. Acesso em: 11 jun. 2020.
BETTI, M; GOMES-DA-SILA, P. N. Corporeidade, jogo, linguagem: a Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. São Paulo: Cortez, 2019.
BERTINI JUNIOR, N; TASSONI, E. C. M. A Educação Física, o docente e a escola: Concepções e práticas pedagógicas. Rev. Bras. Edu. Fis. Esporte. São Paulo, 2013. Disponível em: file:///C:/Users/Vanessa/Downloads/63117-Texto%20do%20artigo-82617-1-10-20131010.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
BRACHT, V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. 3. ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2007. Disponível em: http://www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/753/427. Acesso em: 30 out. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a Base. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
CIAVATTA, M. O ensino integrado, a politécnica e a educação omnilateral: Por que lutamos?. Trabalho e educação, Belo Horizonte, n.1, p. 187-205, jan-abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303. Acesso em: 30 out. 2019.
COSTA, M; ALMEIDA, F. Q. A Educação Física e a “virada culturalista” do campo: um olhar a partir de Mauro Betti e Valter Bracht. Corpoconsciência, Cuiabá-MT, vol. 22, n. 01, p. 1-12, jan/abr, 2018. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/522. Acesso em: 11 jun. 2020;
FENSTERSEIFER, P. E. A educação física na crise da modernidade. 1999. 213 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/253704/1/Fensterseifer_PauloEvaldo_D.pdf. Acesso em: 25 fev. 2015.
______. O que significa aprender no âmbito da cultural corporal de movimento? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 7, n. 2, p. 320-328, 2012. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=o+que+significa+aprender+no+ambito+da+cultura+corporal+de+movimento&btnG=. Acesso em: 30 out. 2019.
______; SILVA, S. P. Conhecimento e intervenção na educação física: questões ético-epistemológicas. 2015. (Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte/CONBRACE. VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte/CONICE). Vitória – ES - Brasil. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2015/6conice/paper/view/7825. Acesso em: 30 out. 2019.
FREITAS, L. C. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. Campinas: Educ. soc., v. 35, n 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?hl=pt-PT&as_sdt=0%2C5&q=os+reformadores+empresariais+na+educacao+e+a+disputa+pelo+controle+&btnG=. Acesso em: 30 out. 2019.
FURTADO, R. S; BETTI, M. Summum jus, summa injuria: os acadêmicos como legisladores e a BNCC Educação Física. 2019. Disponível em: https://movimentalidade.wixsite.com/saberesdiagonais/summumjus. Acesso em: 11 jun. 2020.
FURTADO, R. S; BORGES, C. N. F. A condição esportiva. Educação, Santa Maria, v. 44, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/36264/pdf. Acesso em: 11 jun. 2020.
FURTADO, R. S; COSTA, G. H. O. Perspectiva docente sobre as “repercussões” da Base Nacional Comum Curricular na formação de professores de Educação Física. Revista Cocar V.14. N.28 Jan./Abr./2020 p. 681-701. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3144. Acesso em: 07 ago. 2021.
FURTADO, R. S; SILVA, V. V. A. A reforma em curso no ensino médio brasileiro e a naturalização das desigualdades escolares e sociais. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.18, n.1, p. 158-179 jan./mar. 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/45763/31724. Acesso em: 11 jun. 2020.
HYPOLITO, Á. M. BNCC agenda global e formação docente. Brasília: Revista retratos da escola, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alvaro_Hypolito/publication/335402074_BNCC_Agenda_Global_e_Formacao_Docente/links/5d63f574458515d610260f5c/BNCC-Agenda-Global-e-Formacao-Docente.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
LOPES, A. C. Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, M. Â; DOURADO, L. F. A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: Avaliação e perspectivas. [livro eletrônico]- Recife: ANPAE, 2018. Disponível em: http://www.seminariosregionaisanpae.net.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
MOURA, D. H. Ensino médio integrado: subsunção aos interesses do capital ou travessia para formação humana integrada. Educ. Pesqui., São Paulo, n.3, p. 705-720, Jul./Set. 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/298/29827632012.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. São Paulo: CBCE, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892018000300215&script=sci_abstract&tlng=es. Acesso em: 30 out. 2019.
PAES NETO, G. P; FRANÇA, N. F; FURTADO, R. S. Teoria do conhecimento e epistemologia na pesquisa em Educação Física. Filosofia e Educação. Filosofia e Educação (Online), Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 13-32, dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8647071. Acesso em: 30 out. 2019.
______; PAIXÃO, C. J; FURTADO, R. S. Debate epistemológico na educação física: a busca por elementos de mediação entre os paradigmas neomoderno e marxista. Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, Recife, v. 4, n. 1, p. 296 - 315, 2018. CAp UFPE. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/cadernoscap/article/view/237644. Acesso em: 30 out. 2019.
PICH, S. Cultura corporal de movimento. In: GONZÁLEZ, F.; FENSTERSEIFER, P. E. (Org.). Dicionário crítico de educação física. Ijuí: Editora Unijuí, 2014. p. 108-111.
POSSER, J; ALMEIDA, L. H. D; MOLL, J. Educação Integral: Contexto histórico na educação brasileira. Revista de ciências humanas- educação. V.17. 2016. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2177. Acesso em: 30 out. 2019.
RAMOS, M. N. História e política da educação profissional. [livro eletrônico]- Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%c3%b3ria-e-pol%c3%adtica-da-educa%c3%a7%c3%a3o-profissional.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
SANTOS, L. A. M. O corpo próprio como princípio educativo: A perspectiva de Merleau-Ponty. 1 ed. Curitiba: Appris, 2016.
SANTOS, M. A. R; BRANDÃO, P. P. S. Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Educação Física: Qual o lugar da diversidade cultural? Horizontes, 2018. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/593. Acesso em: 30 out. 2019.
TORRES, J. C; XAVIER, C. Parâmetros curriculares nacionais: Novo paradigma para a formação do professor e da prática docente em educação física? EccoS Revista cientifica, num. 37, mayo-agosto, 2015, pp. 197-214. Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/715/71543111012.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).