ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES E POSSIBILIDADES
Abstract
A ampliação das possibilidades educacionais pela modalidade a distância exige, nas fases de criação, organização e implementação, uma equipe multidisciplinar envolvida na definição das estratégias de aprendizagem, com um projeto de design instrucional. Nesse processo, as teorias de estilos de aprendizagem podem ser consideradas. Este artigo tem como objetivo discutir alguns estilos de aprendizado à luz de concepções teóricas de diversos autores, e relacioná-los às possibilidades que podem ser utilizadas no processo de criação de cursos na modalidade a distância. Em termos metodológicos, foram utilizadas análises bibliográficas e documentais. Observou-se que é possível a utilização de conhecimentos sobre estilos de aprendizagem para a definição dos objetos que poderão compor os cursos, melhorando a interação dos alunos com o ambiente de aprendizagem, entre os próprios estudantes e com o conteúdo, fatores que poderão mitigar problemas como a desmotivação e evasão, além de contribuírem para a qualidade dos cursos nessa modalidade.
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