PROJETO CURIAÚ MOSTRA TUA CARA: EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO COMBATE AO RACISMO NA ESCOLA ESTADUAL JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú EM MACAPÁ
Abstract
Este artigo visa socializar alguns resultados alcançados com o estudo empírico de natureza qualitativa, realizado com a colaboração de gestores e professores (as) que laboram na Escola Estadual Quilombola José Bonifácio, localizada no Quilombo do Cria-ú- Estado do Amapá. A investigação foi realizada com o objetivo de analisar e identificar a existência de possíveis interferências ou conflitos que vêm afetando a continuidade do projeto intitulado: Curiaú Mostra a Tua Cara, em vigência de 2000 a 2016 na sobredita instituição, o qual foi idealizado com o objetivo central de afirmar positivamente a identidade negra/quilombola dos estudantes da referida instituição. O estudo revelou que à Escola vêm enfrentando uma série de dificuldades para manter o supracitado projeto, quais sejam: falta de recursos financeiros, a rotatividade de professores, a ausência de um currículo diferenciado na escola, o distanciamento entre escola e comunidade e, interferências religiosas de professores (as) evangélicos (as), entre outros aspectos.
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