CONTRIBUIÇÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA ARTE CEARENSE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA DIMENSÃO ESTÉTICA DA DOCÊNCIA
Abstract
A presente pesquisa objetiva compreender a educação estética na vida, formação e trabalho dos professores a partir das contribuições da arte de Nice Firmeza, artista cearense conhecida por seus bordados, pinturas e mandalas. O estudo teve por base a abordagem qualitativa, materializada pela pesquisa-ação, que neste trabalho segue a denominação de pesquisa-formação. Os dados foram coletados através de conversas gravadas, entrevistas abertas e grupos de diálogos reflexivos. A dimensão estética da docência se evidencia como possibilidade de aprendizagem a partir da exteriorização da subjetividade como caminho a ser percorrido rumo à apreensão da objetividade, da interpretação do mundo e do seu “eu” como sujeito cognitivo.
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ARAÚJO, R. R. A Dimensão Estética da Docência na Formação de Professores. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará/UECE, Fortaleza, 2016.
DEWEY, J. Arte como Experiência. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DUARTE JÚNIOR, J. F. Fundamentos Estéticos da Educação. 10. ed. Campinas/SP: Papirus, 2008.
FISCHER, E. A necessidade da arte. Tradução de Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
FLICK, U. Uma introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FONTELES, B. NicEstrigas: arte e afeto. Fortaleza: Terra da Luz Editorial, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
______. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
JIMENEZ, M. O que é estética?. Tradução de Fulvia Moretto. São Leopoldo/RS: Ed. UNISINOS, 1999.
JUNG, C. G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. 6. ed. Tradução de Maria Luiza Appy e Dora Mariana Ferreira da Silva. Petrópolis/RJ: Vozes, 2006.
LISITA, V. M. S. S. Didática e formação de professores: um estudo sobre as possibilidades da reflexão crítica. 2006. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 2006.
NASCIMENTO, F. J.; CASTRO, E. R.; LIMA, M. S. L. Matemática e qualidade de vida: uma perspectiva interdisciplinar. In: BARBOZA, P. L. (Org.). Pesquisas sobre elementos da prática de sala de aula em Matemática. Jundiaí/SP: Paco Editorial, 2019. cap. 5, p. 73-86.
NASCIMENTO, F. J.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. S. L. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista COCAR (UEPA), Belém, v.11. n.21, p. 117-141, jan.-jul. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1285 Acesso em: 25 set. 2019.
RICHTER, I. M. Interculturalidade e estética do cotidiano no ensino das artes visuais. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003.
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasilense, 2005.
SOEIRO, A. R. Conversas com Nice. Fortaleza: Gráfica LCR, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).