O INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA: UM ESTUDO DA HASHTAG #PAISAGEMCULTURAL

Palavras-chave: Paisagem Cultural. Prática Educativa. Instagram. Redes Sociais. Patrimônio.

Resumo

O presente estudo objetiva verificar se o uso da hashtag #paisagemcultural no Instagram, contribuiu para a formação de uma comunidade engajada em discutir temas ligados ao patrimônio imaterial e em que medida a plataforma vem assumindo, ainda que indiretamente, um papel educativo. Para tanto, foram coletados todos os 1.591 posts que utilizaram a hashtag, tabulados e categorizados de acordo com as combinações de hashtags utilizadas, número de curtidas, comentários e informações que constam dos perfis que utilizaram o marcador #paisagemcultural. Os resultados indicam que um núcleo inicial de arquitetos e pesquisadores, ligados a algumas instituições publicas, começou a disseminar a hashtag em suas postagens e, posteriormente, outros segmentos dela se apropriaram (agências de turismo, vlogs de viagem, empresas de venda de materiais de consumo e de serviços) e aliaram às suas estratégias de divulgação recursos da prática educativa em contextos não formais, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre o tema.

Biografia do Autor

Lilian Cristina Monteiro França, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-Doutoranda em Media Artes/Cinema na Universidade da Beira Interior, Portugal. Pós-Doutorado em História da Arte pelo IFCH/UNICAMP (2006). Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1990). Bacharelado em Administração pela UNIP. Titular aposentada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e Professora Colaboradora do Mestrado Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE).

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos