O INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA: UM ESTUDO DA HASHTAG #PAISAGEMCULTURAL
Abstract
O presente estudo objetiva verificar se o uso da hashtag #paisagemcultural no Instagram, contribuiu para a formação de uma comunidade engajada em discutir temas ligados ao patrimônio imaterial e em que medida a plataforma vem assumindo, ainda que indiretamente, um papel educativo. Para tanto, foram coletados todos os 1.591 posts que utilizaram a hashtag, tabulados e categorizados de acordo com as combinações de hashtags utilizadas, número de curtidas, comentários e informações que constam dos perfis que utilizaram o marcador #paisagemcultural. Os resultados indicam que um núcleo inicial de arquitetos e pesquisadores, ligados a algumas instituições publicas, começou a disseminar a hashtag em suas postagens e, posteriormente, outros segmentos dela se apropriaram (agências de turismo, vlogs de viagem, empresas de venda de materiais de consumo e de serviços) e aliaram às suas estratégias de divulgação recursos da prática educativa em contextos não formais, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre o tema.
References
BIRKS, Hilary H. BIRKS, H.J.B, KALAND, P.E e MOE, D. (ed.). The Cultural Landscape: Past, Present and Future. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
CARVALHO, Raquel e MARQUES, Teresa. “A evolução do conceito de paisagem cultural”. GOT, Revista de Geografia e Ordenamento do Território, Porto-PT, no. 16, 2019. Disponibilidade em: http://dx.doi.org/10.17127/got/2019.16.004. Acesso em: 2 mai. 2020.
CILO, Hugo. “Facebook cai, Instagram cresce“. Isto é Dinheiro, 06/03/2020. Disponibilidade em: https://www.istoedinheiro.com.br/facebook-cai-instagram-cresce/. Acesso em: 2 mai. 2020.
HARVEY, David. Condição pós-moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
IBBA, S., ORRÙ, M., PANI, F. e PORRU, S. “Hashtag of Instagram: From Folksonomy to Complex Network”. Proceedings of the 7th International Joint Conference on Knowledge Discovery, Knowledge Engineering and Knowledge Management (IC3K 2015) - Volume 2: KEOD, p. 279-284
INSTITUTO DOS ARQUITETOS DO BRASIL. IAB estreia no Instagram e sorteia livro. 30/04/2014. Disponibilidade em: <https://iab.org.br/noticias/iab-estreia-no-instagram-e-sorteia-livro>. Acesso em: 6 mai. 2020.
LAROSSA, Luciano. “Como medir o Engajamento do meu Instagram”. In: Luciano LAROSSA Blog. 29/07/2019. Disponibilidade em: <https://lucianolarrossa.com/como-medir-engajamento-meu-instagram/>. Acesso em: 12 mai. 2020.
MAGARELLI, Ana Luísa de Lima e DINIZ, Luis Felipe Miranda. Teorias do patrimônio cultural e suas transformações: da preservação dos bens materiais à paisagem cultural. Relatório de Pesquisa de Iniciação Científica, UNICEUB, Brasília, 2019. Disponibilidade em: <https://www.uhumanas.uniceub.br/pic/article/view/6366/4384>. Acesso em: 2 mai. 2020.
MAGALHÃES, Maria Cristina. “Patrimônio e paisagem cultural: reflexões sobre a preservação das paisagens urbanas contemporâneas”. Revista CPC, São Paulo, n.15, p. 007-026, nov. 2012/abr. 2013. Disponibilidade em: <http://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/61287>. Acesso em: 9 mai. 2020
MOREIRA, Fabrício Soares; SOUSA, Dayse Freitas de; FARIAS, José Ray Martins; VITAL, Adriana de Fátima Meira. “Novas mídias: Instagram como ferramenta de educação em solos”. Anais CONADIS, V. 1, 2018. Disponibilidade em: <https://editorarealize.com.br/revistas/conadis/trabalhos/TRABALHO_EV116_MD4_SA13_ID815_21112018192816.pdf>. Acesso em: 21 mai. 2020.
RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem cultural e patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC. 2007.
SANTOS, Marco Antonio I. e MARTINS, Suzana Calado. Barroca – Cultura e Turismo – Home Page. 2016. Disponibilidade em: <http://barroca-culturaeturismo.pt/quem-somos/>. Acesso em: 21 mai. 2020.
SCIFONI, Simone. “Paisagem cultural - verbete”. In: GRIECO, Bettina; TEIXEIRA, Luciano; THOMPSON, Analucia (Orgs.). Dicionário IPHAN de Patrimônio Cultural. 2. Rio de Janeiro, Brasília: IPHAN/DAF/Copedoc, 2016.
SILVA, Carolina Morais R.; CASTRO FILHO, José Aires de; Freire, Raquel Santiago. “Instagram e educação: a aprendizagem significativa de língua estrangeira em contextos não-formais de ensino”. Anais dos Workshops do VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2018), 2018. Disponibilidade em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/wcbie/article/view/8317>. Acesso em: 16 mai. 2020.
SOCIALBAKERS. Stats. Abril/2020. Disponibilidade em: <https://www.socialbakers.com/statistics>. Acesso em: 14 mai. 2020.
SOCIALBAKERS. Instagram Engagement: Everything You Need to Know [Exclusive Stats]. 2012. Disponibilidade em: <https://www.socialbakers.com/statistics>. Acesso em: 2 mai. 2020.
SOUTHERN, Matt. Instagram Sees Greatest Gains From Recent Social Media Spikes. 27 de abril de 2020. Disponibilidade em: <https://www.searchenginejournal.com/instagram-growth-in-2020/364490/#close>. Acesso em: 11 mai. 2020.
UNESCO. Cultural Landscape. 2020. Disponibilidade em: <https://whc.unesco.org/en/culturallandscape/ >. Acesso em: 8 mai. 2020.
UNESCO. “Guidelines on the inscription of specific types of properties on the World Heritage list”. Operational Guidelines for the Implementation of the World Heritage Convention. 2017. Disponibilidade em: <https://whc.unesco.org/archive/opguide08-en.pdf#annex3>. Acesso em: 6 mai. 2020.
WAL T. V. “Online information folksonomy presentation posted”. Personal Infoclud. 2006. Disponibilidade em: <https://www.personalinfocloud.com/blog/2006/1/16/online-information-folksonomy-presentation-posted.html>. Acesso em: 27 mai. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).