BRASIL EM CENA: O INDÍGENA NO CONTEXTO DO DESCOBRIMENTO E O TEATRO DE EVANGELIZAÇÃO
Abstract
Este artigo apresenta aspectos relevantes da Carta, de Pero Vaz de Caminha, a partir da contextualização do processo de ocupação e da exploração da nova terra em relação aos primeiros contatos dos portugueses com os indígenas. Objetiva-se examinar a herança portuguesa e as primeiras matrizes que marcaram o teatro de evangelização, com elementos e características locais, evidenciando a presença de um ator cômico (gracioso) e dos seus primeiros contatos com os indígenas que habitavam no Brasil. Os teóricos que embasam o estudo são Sousa (1960), Faria (2012), Arêas (2003) e Prado (1993). Concluiu-se que o século XVII marcou o declínio do teatro jesuítico, pelo menos no que diz respeito a espetáculos com a finalidade catequista, porque a obra missionária já estava consolidada, uma vez que os jesuítas detinham o monopólio da educação, agrupando os curumins e os filhos dos colonos para serem espiritualmente formados e culturalmente educados, de norte a sul do Brasil, em seus colégios.
References
ARÊAS, Vilma. Iniciação à comédia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
______. “Anchieta e Gil Vicente: Linhas de prumo e linhas de flutuação”. Revista Semear 8. Depto. Letras/PUCRJ, Vol. 8, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <http://www.letras.puc-rio.br/unidades&nucleos/catedra/revista/8Sem_13.html>. Acesso em: 20 ago. 2015.
______. Na tapera de Santa Cruz: Uma leitura de Martins Pena. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
FARIA, João Roberto de. História do teatro brasileiro. Vol I: Das origens ao teatro profissional da primeira metade do século XX. São Paulo: Perspectiva: SESCSP, 2012.
HELIODORA, Bárbara. Caminhos do teatro ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013.
PRADO, Décio de Almeida. Teatro de Anchieta a Alencar. São Paulo, Perspectiva, 1993.
RUEDA, Lope de. Lope de Rueda. Selección y Prólogo de Salvador Novo y Mercedes Lopes Antuñano. México: La biblioteca enciclopedica popular, 1946.
SOUSA, José Galante de. O teatro no Brasil. Evolução do teatro no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto Nacional do Livro/MEC, 1960, Tomo I.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).