MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO: MEIOS ADEQUADOS À RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
Abstract
Este artigo aborda a importância dos métodos alternativos de resolução das controvérsias, a saber, Mediação e Conciliação. A inovação legislativa proporciona a mudança de concepção a respeito da cultura da paz em detrimento da cultura do litígio, que geralmente é resolvido pelo Estado, que detém a jurisdição. Tem como escopo apresentar algumas análises, proposições e questionamentos acerca dos principais aspectos concernentes aos meios adequados à resolução de conflitos. O método utilizado fora a pesquisa de caráter bibliográfico, contudo, apontando para a necessidade de diálogo entre a bibliografia e seu desdobramento na prática, tornando-se imprescindível o efetivo trabalho de campo, para agregar conhecimento prático ao presente estudo. Além disso, utilizou-se para colheita de dados o questionário, com participação de um Mediador/Conciliador da Vara Cível, de um juiz do Juizado Especial e de advogadas no município de Teixeira de Freitas/BA.
References
ARISTÓTELES. Política. Tradução de Nestor Silveira. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. [Coleção Livros que Mudaram o Mundo].
BAPTISTA, Bárbara Gomes Lupetti; FILPO, Klever Paulo Leal. A esperança de uma justiça consensual: os desafios do novo CPC nas ações de família. In: DUARTE, Fernanda et al. Mediações: práticas, discursos e reflexões. Niteroi: Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito, 2017.
BRASIL. Constituição Política do Império do Brasil de 1824. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.html> Acesso em: 12 mar. 2018.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Novo Código De Processo Civil. Editora Saraiva. 2. ed. São Paulo: Saraiva 2016.
BRASIL. Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015b. Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública; altera a Lei nº 9.469, de 10 de julho de 1997, e o Decreto nº 70.235, de 6 março de 1972; e revoga o § 2º do art. 6º da Lei nº 9.469, de 10 de julho de 1997. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13140.htm>. Acesso em: 14 mar. 2018.
CALMON, Petrônio. Fundamentos da Mediação e da Conciliação. 3. ed. Brasília, DF: Gazeta Jurídica, 2015.
CARVALHO, Luiza de. Justiça Restaurativa: o que é e como funciona. Disponível em <http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj/62272-justica-restaurativa-o-que-e-e-como- funciona> Acesso em 19 de abril de 2018.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário e dá outras providências. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/busca-atos- adm?documento=2579>. Acesso em: 12 de março de 2018.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Provimento nº 67 de 27 de março de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de conciliação e mediação nos serviços de notas e de registro do País. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/busca-atos- adm?documento=2579>. Acesso em : 30 de abril de 2018.
FÃO, Misael Cruz de Oliveira. Mediação de conflitos como instrumento do poder judiciário. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/mediacao-de- conflitos-como-instrumento-do-poder-judiciario/91130/> Acesso em 21 de abril de 2017.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da Língua Portuguesa. 7. ed. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
FIGUEIREDO, Marcela Rodrigues Souza. Considerações Prático-Teóricas da Atuação dos Assessores Jurídicos na Mediação. In: ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de et al. A Mediação no Novo Código de Processo Civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
LIMA, Evandro Souza e; PELAJO, Samantha. A mediação nas ações de família. In: ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de et al. A Mediação no Novo Código de Processo Civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
LOPES, Hálisson Rodrigo. O Juíz de Paz no Brasil Imperial. Âmbito Jurídico, 2011. Disponível em: https://ambitojuridico.com.br/edicoes/revista-90/o-juiz-de-paz-no-brasil-imperial/. Acesso em 21 de Abril de 2017.
NICOLA, Ubaldo. Antologia Ilustrada de Filosofia: das origens à idade moderna. São Paulo: Globo, 2005.
PINHO, Humberto Dalla Bernardina de e; PAUMGARTTEN, Michele Pedrosa. Os Desafios para a Integração entre o sistema Jurisdicional e a Mediação a partir do Novo código de Processo Civil. Quais as Perspectiva para a Justiça brasileira?. In: ALMEIDA, Diogo Assumpção Rezende de et al. A Mediação no Novo Código de Processo Civil. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2016.
SILVA, Erica Barbosa. e-Conciliação Judicial. 1. ed. Brasília, DF: Gazeta Jurídica 2013.
VASCONCELOS, Carlos Eduardo de. Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas. 5° ed. Revista atual e ampliada. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).