INTERDISCIPLINARIDADES E CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS A PARTIR DAS CATEGORIAS PAISAGEM E LUGAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA
Abstract
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 02 mai. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf Acesso em: 30 dez. 2019.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.
CARRANO, P. C. R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, R.J: Vozes, 2003.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; SCHÄFFER, N. O.; KAERCHER, N. A. (Org.) Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. 2. ed. Porto Alegre: UFRGS- Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Porto Alegre, 1999.
CAVALCANTI, L. S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas, S.P: Papirus, 2008.
CERQUEIRA, D. Trajetórias individuais, criminalidade e o papel da educação. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea. Boletim de análise político-institucional, n. 9, jan-jun. 2016. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_analise_politico/160908_bapi9_4_reflexao2.pdf Acesso em: 21 abr. 2020.
CORRÊA, Roberto Lobato. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, I. E. GOMES, P. C. C.; CORRÊA, R. L. (Org). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
FAZENDA, I. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
______, I. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.
MARCÍLIO, M. L. História da Alfabetização no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
MONTE, R. Bairros de Fortaleza possuem forte influência da cultura indígena. Tribuna do Ceará, Fortaleza, 10 abr. 2015. Caderno Cotidiano. Disponível em: https://tribunadoceara.com.br/noticias/cotidiano-2/nomes-de-bairros-de-fortaleza-possuem-forte-influencia-da-cultura-indigena/ Acesso em: 29 abr. 2020.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
SALES, L.B.F. Análise socioambiental do baixo curso do rio maranguapinho na cidade de Fortaleza-CE: relações sociedade x natureza. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio-Ambiente- Prodema, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2004.
SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6. ed. São Paulo: Edusp, 2008.
______, M. A natureza do espaço: técnica e tempo - razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
______, M. O espaço do cidadão. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1998.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TUAN, Y. F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/perguntas-frequentes. Acesso em: 19 abr. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).