O TRABALHO VERSUS ESTUDO: DESAFIOS ENFRENTANDOS NO ENSINO MÉDIO NO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL
Abstract
O presente trabalho teve como objetivo analisar como os estudantes que trabalham conciliam com o estudo em uma escola pública no município de Benjamin Constant-AM. Foram entrevistados 38 estudantes que à época frequentavam o 3º ano do ensino médio no período noturno da escola investigada. A obtenção dos dados foi condicionada à aplicação de questionários destinados aos alunos e professores. Assim, pode-se se constatar que os alunos trabalhadores enfrentam adversidades no ensino por dificuldades relacionadas ao cansaço físico e mental oriundo de extensas horas de trabalho diurno, excluindo o tempo destinado à realização de trabalhos extraclasse, a metodologia do professor, muitas vezes inadequadas ao grupo, e a infraestrutura da escola. Assim, é necessário criar condições afetivas no âmbito escolar que são fundamentais para o sucesso dos alunos.
References
ABADALLA, V. O que pensam os alunos sobre a escola noturna. São Paulo, Cortez, 2004.
AZEVEDO, F. V. M. Causas e consequências da evasão escolar no ensino de jovens e adultos na escola municipal “Expedito Alves”. Disponível em: http://webserver.falnatal.com.br/revista_nova/a4_v2/...Acesso em: 13/04/2016.
BICHARA, J. S.; PINTO, M. N.; LIMA, R. A. Fatores que influenciam no distanciamento da família no ensino público no município de Benjamin Constant-AM, Brasil. Ciência & Desenvolvimento, v.12, n.2, p.354-368, 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/ resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 10 mar. 2016.
CARDOSO, L. R.; BZUNECK, J. A. Motivação no ensino superior: metas de realização e estratégias de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, 2004.
CAMARGO, D. B.; RIOS, M. P. G. A evasão escolar na 1ª série do Ensino Médio no município de Joaçaba – SC: desafios curriculares, 2012.
FARIA, T. L.; MOTTA, B. L. P. M.; CRUZ, C. Reflexões sobre as Especificidades do Ensino Noturno http://midia.unit.br/enfope/2013/GT3/REFLEXOES_SOBRE_AS_ESPECIFICIDADES DO_ENSINO_NOTURNO.pdf > acessado em 13 de abril de 2016.
FREIRE, P. Educação: Sonho possível. In: BRANDÃO, Carlos R. (org). O educador: vida e morte. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
FONSECA, J. C. de F. Adolescência e trabalho. Summus, 2003.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
KUENZER, A. Z. Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 5. ed. São Paulo- SP: Cortez, 2007.
MARQUES, M. O. S. Escola noturna e jovens. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, ANPED, n.º 5/6, 1997.
MEC, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de concepções e orientações curriculares para a educação básica coordenação geral de Ensino Médio. Ensino Médio Inovador. 2008.
OLIVEIRA, M. M. de, Como fazer pesquisa qualitativa. 4.ed. Petropolis, RJ: Vozes, 2012.
PUCCI, B.; OLIVEIRA, N. R; SGUSSARDI, V. O ensino noturno e os trabalhadores. São Paulo: Edufscar. 1994.
RODRIGUES, E. M. Ensino Noturno de 2° grau: Fracasso da Escola ou a Escola do Fracasso. Educação e Realidade, v.20, n.1, 1995.
RODRIGUES, A.; HERNÁN, C.A. A educação secundária no Brasil: Chegou a hora. 1ª Washington D.C. Banco interamericano de desenvolvimento Banco-Mundial. 2000.
SIQUEIRA, J. F. A realidade contraditória e de sobrevivência do jovem trabalhador e estudante nas escolas estaduais de Porto Alegre/RS/Brasil. Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v.1, n.1, p.1-16, 2012.
TERRIBILI-FILHO, A. Educação superior no período noturno: impacto do entorno educacional no cotidiano do estudante. 2007. 187 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual Paulista – UNESP, 2007.
TIOGNI, A. C.; CARVALHO, M. J. S. A escola noturna de Ensino Médio no Brasil. Revista Iberoamericana de Educación, n. 44, p. 61-76, 2007.
TORQUATO, M. S. G. O ensino médio público e seus educandos: a construção da experiência/ Maria Socorro G. Torquato. – São Paulo: Blucher Acadêmico, 2010.
VARGAS, M. L. F. Ensino superior, assistência estudantil e mercado de trabalho: um estudo com egressos da UFMG. Avaliação, v.16, n.1, p.149-163, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).