A IDENTIDADE DOCENTE: ENTRE PROJETOS IMPLEMENTADOS E IDEALIZADOS
Abstract
O artigo foca a constituição da identidade docente. Visa a compreender como projetos educacionais, histórico-socialmente produzidos, impactaram na constituição da identidade docente. Com o olhar voltado para as diretrizes e metas de formação de professores de cada um dos projetos, escolheram-se o Ratio Studiorum, projeto jesuítico implantado no Brasil colonial, de 1599 a 1759, o Manifesto dos Pioneiros de Educação Nova de 1932, nos primórdios da industrialização no Brasil, e o projeto de Pedagogia Tecnicista do regime civil-militar de 1964 a 1985. Com caráter ensaístico, é uma reflexão teórico/bibliográfica em diálogo com autores que abordam a temática. Relativamente a cada um dos projetos apontados, a reflexão se estrutura em dois movimentos: primeiro se busca compreender cada um dos projetos e, em seguida, tecem-se ponderações acerca dos impactos de cada um deles na constituição da identidade do professor.
References
AZEVEDO, Fernando et al. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Editora Massangana, 2010. 122 p.
DUBAR, Claude. A crise das identidades: a interpretação de uma mutação. São Paulo: EdUSP, 2009.
FRANCA, Leonel. O método pedagógico dos jesuítas: o Ratio Studiorum. Rio de Janeiro: Agir, 1952.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. 3 ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1983.
KREUTZ, Lúcio. O professor paroquial: magistério e imigração alemã. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS; Florianópolis: Ed. da UFSC; Caxias do Sul: EDUCS, 1991.
XXXX,XXXXXX; FRANTZ, Walter. Educación popular y escuela pública. Revista Paulo Freire, Chile, v. 14, p. 21-36, 2013.
XXXX, XXXX. O PROFESSOR: IDENTIDADE E PROTAGONISMO - os muitos modos de dizer o ser e o fazer do professor e de se dizer. 2016. 261 p. Tese (Doutorado em Educação nas Ciências), Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Ijuí 2016.
LAZURIAGA, Lorenzo, História da Educação e da Pedagogia. 6 ed. São Paulo: Editora Nacional, 1973.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública. 12 ed. São Paulo. Edições Loyola, 1994.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORIN, Edgar; LE MOIGNE, Jean-Louis. A inteligência da complexidade. 2 ed. São Paulo: Peirópolis, 2000.
PEREIRA, Diniz Emílio Júlio. A Construção do Campo da Pesquisa Sobre Formação de Professores. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade oline, Salvador, v. 22, n. 40, p. 145-154, jul/dez. 2013. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/758/531>. Acesso em: 19 maio, 2019.
SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil, Campinas-SP: Autores Associados, 2010.
_____. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema do contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, ANPED, Autores Associados, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf >. Acesso em: 13 out. 2020.
SHIROMA, Eneida Oto; MORAES, Maria Célia M. de; EVANGELISTA, Olinda. Política educacional. Rio de Janeiro: DP&A Editora Ltda, 2004.
TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPED; Autores Associados, n. 14, p. 61-88, maio-jun.-jul.-agos. 2000. Disponível em: http://anped.org.br/rbe/rbedigital/RBDE14/RBDE. Acesso em: 13 out. 2020.
TOBIAS, José Antônio. História da Educação Brasileira. São Paulo: Ibrasa, 1986,
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).