ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Abstract
O significativo aumento de adaptações cinematográficas na atualidade tem acenado para a necessidade de aprofundamento em estudos sobre suas possíveis implicações na educação. O presente trabalho pretende identificar, por meio de revisão integrativa, as abordagens realizadas sobre adaptação fílmica e sua influência no campo educacional. Para isso, pesquisou-se artigos disponibilizados nos bancos de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Periódicos CAPES, Revista DEVIRES - Cinema e Humanidades e REBECA - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, entre dezembro/2019 e fevereiro/2020. O trabalho foi norteado pelos seguintes descritores: “cinema” e “literatura”, “adaptação cinematográfica/fílmica” e “ensino de literatura/educação”, delimitado o corpus desta pesquisa a 34 estudos, escritos em Língua Portuguesa. Após análise dos dados, concluiu-se que há um consenso sobre o reconhecimento da contribuição do cinema para a educação, sendo o uso do filme em sala de aula um potencial aliado à cognição.
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