DOCÊNCIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: COMPROMISSO COM AS DEMANDAS DO MERCADO OU COM A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL?

Abstract

Neste artigo, objetivamos discutir como professores bacharéis e licenciados, que atuam na Educação Profissional, podem se apropriar do Ensino Médio Integrado como seu território e torná-lo um espaço contra-hegemônico. A partir de uma revisão bibliográfica apresentamos, inicialmente, o alicerce em que assenta o Ensino Médio Integrado, criado pelo Decreto nº 5.154/2004: o trabalho como princípio educativo, a politecnia e a escola unitária. Em seguida, discutimos a necessidade de formação dos docentes que trabalham na forma Integrada para que estes tornem a Educação Profissional uma modalidade de ensino que não se restrinja às demandas do capital e do mercado de trabalho.

Author Biographies

Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva, IFRN

Mestrado Profissional em Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo IFRN.

Francisco das Chagas Silva Souza, IFRN

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e professor do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal).

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Published
2020-07-07