INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Abstract
Esta pesquisa trata acerca do processo de inclusão educacional no âmbito da Educação Profissional, a partir da perspectiva de professores/as do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), que atuam em turmas com estudantes com deficiência visual. Fundamenta-se nos estudos de Mantoan (2015), Pletsch (2014), e Silva (2009) quanto à formação docente na perspectiva inclusiva; Machado (2008) e Moura (2007) quanto às especificidades da Educação Profissional. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semipadronizadas (FLICK, 2009) e os resultados submetidos à análise qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Os/as entrevistados/as destacaram os seguintes desafios: ausência de formação inicial, quanto à educação na perspectiva inclusiva; necessidade de adaptação metodológica e confecção/adaptação de materiais didáticos; o tempo necessário para o planejamento de aulas inclusivas. Afirmaram também que o interesse por temáticas inclusivas ocorreu a partir da chegada de alunos com deficiência em suas salas de aula.
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