CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS NA MELHORIA DO APRENDIZADO: UM ESTUDO DE PESQUISA-AÇÃO

Palavras-chave: Vídeos. Engenharia. Ensino.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar o emprego de metodologia ativa no ensino de normas técnicas em um curso de engenharia através de utilização de vídeos criados para serem divulgados em redes sociais. A metodologia utilizada no estudo foi qualitativa do tipo pesquisa-ação na qual os alunos elaboraram vídeos sobre normas técnicas. Como resultados, o estudo evidenciou que o professor e os alunos estavam interessados em melhorar a aprendizagem e a proposta de elaboração dos vídeos foi aceita e planejada em conjunto; os alunos se responsabilizaram pelo próprio aprendizado; e a disseminação do saber na sociedade, mostrou-se favorável para o aprendizado uma vez que os vídeos foram vistos pela comunidade acadêmica e até por pessoas de outras regiões. Por fim, o estudo que revelou que os alunos se mostraram satisfeitos com os vídeos apresentados e comentaram os vídeos dos colegas.

Biografia do Autor

Ricardo Shitsuka, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Ensino de Ciências e professor da Universidade Federal de Itajubá.

Dorlivete Moreira Shitsuka, Escola Municipal Coronel José Batista

Mestra em Ensino e professora de informática na Escola Municipal Coronel José Batista.

Max Leandro de Araujo Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Energia e professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado
2020-07-07