JUVENTUDES: O IMPACTO DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE JOVENS NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre Juventudes: O impacto da educação na formação dos jovens do Ensino Médio. Com objetivo de repensar, no ensino médio na formação de cidadãos capazes de alcançar o ensino superior e conquistar seu espaço no mercado de trabalho cada vez mais instável, dinâmico e exigente na sociedade contemporânea. O trabalho buscou compreender quais perspectivas a educação está proporcionando aos jovens concluintes no Ensino Médio? Como a educação impulsiona os jovens matriculados na última etapa da educação básica? Utilizou-se levantamento bibliográfico e entrevistas quantitativas via formulários do Google Forms direcionado a dez jovens, sendo cinco residentes na zona rural cinco em zona urbana, ambos estudantes do Colégio Estadual de Rio Sono no município de Rio Sono Tocantins. Foi utilizado como embasamento teórico: Abramovay (2006), Bourdieu (1983), Dayrell (2007), Dayrell (2014), Maffesoli (2006), Paulo Freire (2002) e Zacariotti (2017). Os resultados revelam que as trajetórias dos jovens participantes são lineares, com poucas oscilações em seus percursos escolares. Concluindo que faz necessária a reinvenção do ensino médio, propondo atingir não apenas o estudante, mas o jovem estudante pertencente a realidades ímpares.
References
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