DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS EM SALA DE AULA INCLUSIVA
Abstract
Para que a inclusão dos alunos surdos ocorra efetivamente no âmbito educacional, é necessário que os profissionais da educação e a escola estejam preparados para recebê-los. A partir dessa concepção, esta pesquisa teve como objetivo investigar quais os principais desafios que os professores de matemática estão enfrentando no ensino dos alunos da educação básica de Araguaína/TO. Para isto, utilizou-se como metodologia a realização de pesquisas bibliográficas, embasadas em alguns estudos que abordam o ensino de surdos. Esses estudos permitiram a elaboração de um questionário aplicado a oito professores que ministram aulas de matemática em escolas estaduais na cidade de Araguaína/TO que tenham alunos surdos matriculados. Dentre os resultados, verificou-se que os desafios estão, principalmente, na falta de formação para regência de aulas com discentes surdos e na escassez, nas escolas, de materiais pedagógicos apropriados para alunos com surdez.
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