PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES SURDOS SOBRE O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO EM ESCOLA COMUM E ESCOLA BILÍNGUE
Abstract
Este estudo investigou as percepções de estudantes surdos e abordagens educacionais no processo de escolarização da educação básica à universidade. Os participantes da pesquisa foram quatro estudantes surdos: dois egressos de escola de educação básica bilíngue e dois de escola comum. O estudo é qualitativo/descritivo. Na coleta de dados foi utilizada entrevista não estruturada, filmada e, para a transcrição, o profissional intérprete de Libras traduziu a Libras para a língua portuguesa. A Análise de Conteúdo nos permitiu dados para categorias. Essa pesquisa evidenciou a necessidade de transpor desafios, como a construção de acepções mais claras sobre metodologias para o estudante surdo que constrói toda sua experiência cognitiva por meio da língua visuoespacial e conteúdos imagéticos. Nesse sentido, a escola bilíngue considera essas especificidades para o desenvolvimento cognitivo do estudante surdo, enquanto que a comum precisa repensar suas práticas pedagógicas para garantia da inclusão
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