A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM RORAIMA
Abstract
Este artigo discute a abordagem em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no curso de Licenciatura em Educação do Campo de Roraima (LEDUCARR). O objetivo geral foi verificar se, e de que maneira, a abordagem em CTS está inserida no Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso. Trata-se de um estudo deste documento sob a análise de conteúdo por categorias temáticas, proposta por Bardin (1977). Analisaram-se quatro categorias: fundamentos, concepção pedagógica e metodologia do curso; objetivos do curso; competências e habilidades na formação e perfil do egresso; e estrutura curricular. Segundo a análise, os objetivos do curso e o delineamento do perfil do egresso atendem satisfatoriamente à abordagem em CTS, entretanto constatou-se que o PPP não cita o termo CTS, apesar de existir uma aproximação paradigmática entre ambos nas demais categorias analisadas. Sugere-se, portanto, a inserção do termo CTS permeando todo o currículo, introduzindo sua abordagem a partir de cursos multidisciplinares com projetos pedagógicos interdisciplinares, o que possibilitaria uma visão não fragmentada das ciências, tecnologias e dos saberes historicamente construídos, fortalecendo, assim, a formação dos professores para a Educação do Campo.
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