A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM AMOR DE SALVAÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO

Abstract

O artigo trata da representação feminina em Amor de Salvação, de Camilo Castelo Branco, analisando duas personagens, Teodora e Mafalda, respectivamente associadas às imagens de mulher-demônio e mulher-anjo, na obra. A presente análise problematiza essas imagens de mulher e contextualiza essa discussão dentro da sociedade portuguesa do século XIX e o seu patriarcalismo. Diante disso, percebe-se que a mulher-demônio é vista de forma negativa e a mulher-anjo é aquela imagem almejada para os padrões da sociedade. Nas duas imagens, o que fica evidente é a subalternidade da mulher, vista como objeto de uma narrativa que coloca o homem como aquele que escreve, pensa e normatiza a sociedade.

Author Biographies

Maria Perla Araújo Morais, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Literatura Comparada pela UFF. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Letras da UFT. 

Rosângela França Gomes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestranda em Letras, Universidade Federal do Tocantins de Porto Nacional. 

References

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Published
2021-06-28