O USO DE CLASSIFICADORES: ANÁLISE DE IMAGEM VISUAL EM NARRATIVAS
Abstract
Este artigo apresenta o uso de classificadores na análise de imagem visual em narrativas. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar como o aluno surdo expressa o uso das categorias de classificadores em Libras nas produções naturais de narrativas em relação à imagem visual por meio do vídeo escolhido. A metodologia solicitou ao aluno que descreva visualmente as cenas de narrativas em relação com a imagem visual, de sua preferência, na apresentação estatística descritiva, e enfatiza a objetividade na coleta de dados e usa instrumentos estruturados e métodos específicos de compreensão e explicação. Buscou apontar alguns resultados obtidos pelo aluno surdo que expressa naturalmente as categorias de classificadores em Libras, no contexto de narrativas; mostrar as produções naturais de narrativas do aluno surdo no uso do contexto histórico da imagem e identificar as principais características de uso dos classificadores pelas produções naturais do aluno surdo, através de pesquisas descritiva e quantitativa, durante a mudança de cenas. Por fim, as conclusões da pesquisa na produção de narrativas verificaram uma grande presença de uso de classificadores. Isso acontece na descrição de cenas, de personagens, cenários, ações e outros elementos da narrativa, em que há elementos cinematográficos, em que o sinalizador elaborou diferentes perspectivas de uma mesma cena.
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