IMPLICAÇÕES SOCIOECONÔMICAS DA RODOVIA BR-153 E OS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO URBANO NO TOCANTINS

Abstract

A BR-153 é uma das maiores rodovias norte-sul do Brasil, se estendendo da cidade de Marabá (PA) à Aceguá (RS), percorrendo vários estados. O presente estudo objetiva avaliar a influência dessa rodovia no desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado do Tocantins. Para isso, foi realizado um diagnóstico, utilizando-se do método qualitativos e dados quantitativos, iniciando-se com uma revisão bibliográfica sobre a rodovia, organização e formação histórica do Tocantins e uma análise dos dados socioeconômicos dos municípios do Estado. Foi possível identificar o surgimento de novos municípios após a implantação da rodovia, crescimento populacional e expansão urbana, além de uma expressiva elevação do IDH dos municípios da área de influência em comparação com os demais municípios do Estado. A rodovia federal, ao conectar os centros econômicos à região antes isolada, associada com outras estratégias governamentais para integração econômica e social, provocou grandes transformações sociais, econômicas e espaciais no Estado do Tocantins.

Author Biographies

Danillo Silva Nunes, Universidade Federal do Tocantins

Engenheiro Ambiental. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins.

Welma Ferreira de Melo, Universidade Federal do Tocantins

Economista. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional na Universidade Federal do Tocantins.

Lílian dos Santos Fontes Pereira Bracarense, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Transportes. Professora Adjunta na Universidade Federal do Tocantins.

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Published
2020-09-01