OS JOVENS PESCADORES DE CAMETÁ-PA: TRABALHO, CONHECIMENTOS DO CURSO TECNICO EM AQUICULTURA E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PESCADORA

Palavras-chave: Juventude Pescadora. Conhecimento do Curso de Aquicultura. Formação de Identidade.

Resumo

O artigo analisa a relação trabalho, conhecimentos do Curso técnico de aquicultura oferecido pelo Centro Integrado de Educação do Baixo Tocantins (CIEBT-Cametá-PA) e formação da identidade pescadora dos jovens pescadores de Cametá-Pa. Metodologicamente foram feitas pesquisas bibliográficas e entrevistas semiestruturadas junto a 6(seis) jovens pescadores. Os resultados revelam que a juventude pescadora ao entender o trabalho da pesca como uma atividade difícil e penosa buscou no curso técnico de Aquicultura possibilidades que lhes permitissem tentar transformar os sacrifícios desse trabalho, ao passo que assim foram transformando não só a dimensão penosa do labor, mas também suas próprias maneiras de se auto reconhecer e identificar. Também ficou evidente que esses sujeitos estão a se identificar enquanto pescadores a partir do conjunto de conhecimentos e práticas que adquiridos no curso técnico de Aquicultura, hoje se fazem presentes nas suas atividades pesqueiras, transformando seus processos de trabalho e, consequentemente, suas subjetividades e identidades.

Biografia do Autor

Adenil Alves Rodrigues, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia (PGEDA/NEB/UFPA). Mestre em Educação (UFPA). Técnico em Educação na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Egidio Martins, Universidade Federal do Pará

Doutor e Mestre em Educação (UFPA). Docente do Campus Universitário do Tocantins (UFPA/Cametá).

Referências

ARAÚJO, Ronaldo Marcus de Lima; ALVES, João Paulo da Conceição. Juventude, trabalho e educação: questões de diversidade e classe das juventudes na Amazônia. In: VI Seminário Luso- brasileiro educação, trabalho e movimentos sociais. 2013, Lisboa. Atas... Lisboa, Universidade de Lisboa, 2013. p, 246- 258.

BOGO, Ademar. Identidade e luta de classe. 2ª ed.- São Paulo: expressão popular, 2010.

CRIVELLAR, helena. Qualificação formal, qualificação real. In: FIDALGO, Fernando e MACHADO, Lucília. Dicionário de Formação Profissional. NETE – Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação: Belo Horizonte, 2000. Disponível em: http://www.iiep.org.br/modulos/mod001/docs/definicoes.pdf. Acessado em: 23 jan de 2016.

DAYRELL, Juarez; GOMES, Nilma Lino. A juventude no Brasil. Serviço Social da Indústria (SESI), n. 30, 25-39, 1999. Disponível em: http://www.cmjbh.com.br/arq_Artigos/SESI%20JUVENTUDE%20NO%20BRASIL.pdf. Acessado em:09 nov de 2014.

DUBAT, Clauder. A crise das identidades: A interpretação de uma mutação. – [Tradução Mary Amazonas Liete de Barros]. – São Paulo, 2009.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. – [Tradução B. A. Schumann]. – São Paulo: Boitempo, 2008.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Trabalho, conhecimento, consciência e a educação do trabalhador: impasses teóricos e práticos. In: FRIGOTTO, Gaudêncio... [et al.] (Org.). Trabalho e conhecimento: dilemas na educação do trabalhador. -6. ed.- São Paulo: Cortez, 2012.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação: o presente e o futuro interditados ou em suspenso. In: TIRIBA, Lia; CIAVATTA, Maria (Orgs.). Trabalho e Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Liber Livro e Editora UFF, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 5. Ed. – São Paulo, Cortez, 2003.

GRAMSCI, Antônio. A concepção dialética da história. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1978.

JUVENTUDE com vida provisória e em suspenso. Direção de Lara Frigotto. Coordenação de Gaudêncio Frigotto. Rio de Janeiro: Arissas multimídias, 2009. 1 DVD (49min 16s), Ntsc, son., color.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. V. 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia Alemã. 1 ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2009.

RODRIGUES, Doriedson do Socorro. Saberes do trabalho da pesca e identidade de juventude do município de Cametá – Nordeste da Amazônia paraense. Projeto de pesquisa aprovado no Conselho nacional de desenvolvimento científico e tecnológico- CNPQ. Cametá-Pará, 2012a.

Rodrigues, Doriedson do Socorro. Saberes sociais e luta de classes: um estudo a partir da colônia de pescadores artesanais Z-16 Cametá/ Pará, 2012. Tese (Doutorado em educação)-Universidade Federal do Pará. Instituto de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Belém. 2012b.

SALOMON, Délcio Vieira. A maravilhosa incerteza: ensaio de metodologia dialética sobre problematização no processo do pensar, pesquisar e criar. São Paulo: Martins Fonte, 2000.

SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da. As especificidades das políticas de qualificação profissional para a juventude. In: OLIVEIRA, Ramon de (Org.). Jovens, ensino médio e educação profissional: políticas públicas em debate. Campinas, SP: Papirus, 2012.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1985.

Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos