A Comissão Própria de Avaliação perante os cursos de EaD: a experiência da Unitins
Abstract
O artigo apresenta a relevância dos trabalhos da CPA da UNITINS, em especial, dos relatórios de autoavaliação, que sustentaram as discussões da comunidade acadêmica em prol da reestruturação pedagógica e reconfiguração política da instituição promovida pela equipe gestora. A metodologia utilizada pauta-se na análise de documentos institucionais, preceitos legais, de âmbitos federal e estadual, e relatos orais dos sujeitos que participaram do processo histórico de defesa da universidade pública estadual, gratuita e de qualidade. Os resultados obtidos mostraram que os relatórios avaliativos institucionais, quando elaborados de modo autônomo pela CPA, partindo das ações dialógicas empregadas neste processo, tornam-se instrumentos de poder em prol da transformação político-institucional necessária para a efetivação de um ambiente acadêmico democrático. A avaliação institucional realizada na UNITINS, por meio da atuação de sua CPA, nestes últimos anos, caracterizou-se como um processo importante de readequação da estrutura política, administrativa e pedagógica, seguindo as diretrizes estabelecidas pelos órgãos reguladores da EaD no país, além de possibilitar o redimensionamento dos mecanismos de acompanhamento da vida acadêmica e das interfaces do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão em todas as instâncias da instituição, especificamente como uma análise do processo de reestruturação da universidade e da reorganização dos diferentes setores institucionais.
References
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Congresso Nacional, 1988.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Congresso Nacional, Lei no 9394, de 20 de dezembro de 1996.
_______. Credenciamento da UNITINS para a oferta de cursos de graduação a distância. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 2.145, de 16 de julho de 2004.
_______. Referenciais de Qualidade para a Educação Superior a Distância. Brasília: Ministério da Educação, 2007.
_______. Termo de Ajustamento de Conduta – TAC entre UNITINS e MEC. Palmas: Justiça Federal de 1ª Instância, Seção Tocantins, 28 jul. 2009a.
_______. Descredenciamento da UNITINS para a oferta de cursos de graduação a distância. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 44, de 18 de agosto de 2009b.
_______. Integração da UNITINS ao Sistema UAB. Brasília: Ministério da Educação, Portaria no 837, de 24 de junho de 2010.
CASTANHEIRA, Ana Maria; COELHO, Abílio Ribeiro. Avaliação institucional: ações consolidadas na graduação. São Paulo: Mackenzie, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Cortez, 1996.
SAUL, Ana Maria. Avaliação emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
SOBRINHO, José Dias. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.
TOCANTINS. Estatuto Constitutivo da Fundação Universidade do Tocantins. Palmas: DOE n. 1.936, 8 jun. 2005.
UNITINS. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Palmas: UNITINS, 2012.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória? Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 267-281, dezembro 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).