UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O cenário educacional no Brasil passa por crises paradigmáticas que não encontram modelos de resolução pré-estabelecidos, nem ao menos propostas didáticas e metodológicas que se apresentem como fórmulas prontas frente às discrepâncias e adversidades, em todos os níveis e modalidades de ensino. Nesta perspectiva reflexiva, torna-se pertinente pensar em uma postura educativa que promova mudanças na atuação dos educandos enquanto seres, reconhecidamente históricos, sociais e produtores de cultura. Voltar-se para a Educação Infantil, nesta ótica de mudança significativa, pode ser uma alternativa a médio e longo prazo, no sentido de fundamentar vivências que não se percam ao longo da Educação Básica. Enquanto etapa de grande importância na estruturação do sujeito, a escolarização das crianças na Educação Infantil precisa ser repensada, continuamente, pelos profissionais, principalmente no que se refere à expressividade e autoria infantil. Neste viés de fomento da autonomia, criticidade e atuação ativa da criança, a pesquisa científica ganha corpo com o advento tecnológico que precisa engajar-se ao planejamento docente e à prática pedagógica cotidiana. Assim, o processo de aprendizagem consolida-se enquanto proposta sistemática e mediada, agregando a pesquisa, a tecnologia, o pensamento concreto, a ludicidade e a interação.
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