FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: REGULAÇÃO, RESISTÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS

Palavras-chave: Política Educacional. Educação do Campo. Alternância. Formação de Professores.

Resumo

O estudo analisou a política de formação de professoras(es) que vem sendo efetivada com a definição da Base Nacional Curricular para a Formação de Professores (BNCF) e seus desdobramentos no território da Amazônia paraense. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico dialético, por meio de estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo com os cursos de formação inicial da Licenciatura em Educação do Campo e a formação continuada e permanente do Programa Escola da Terra da Amazônia paraense. Os resultados apontam que a formação de professoras(es) no Brasil vem sendo reestruturada pelos modos de regulação da política educacional via BNCF não considerando a diversidade sociocultural e territorial dos povos e comunidades tradicionais. Identificamos que os processos de resistência se apresentam via cursos de formação inicial e continuada de professoras (es) em Alternância de perspectiva contra-hegemônica que valorizam o tempo/espaço, cultura, identidade e trabalho desses povos.

Biografia do Autor

Salomão Antônio Mufarrej Hage, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutorado Sanduíshe pela Universidade de Wisconsin-Madison (1999) e Doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). É professor do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia. 

Hellen do Socorro de Araújo Silva, Universidade Federal do Pará - UFPA

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, da Faculdade de Educação do Campo, Câmpus Universitário do Tocantins-Cametá. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura no Campus Universitário do Tocantins em Cametá.

Maria Conceição dos Santos Costa, Faculdade de Educação Física na UFPA - Câmpus Belém

Doutorado Educação pela Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA/Argentina) via Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES). Professora adjunta do Instituto de Ciências da Educação atuando na Faculdade de Educação Física na UFPA - Câmpus Belém.

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos