FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES NA AMAZÔNIA PARAENSE: REGULAÇÃO, RESISTÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS CONTRA-HEGEMÔNICAS
Abstract
O estudo analisou a política de formação de professoras(es) que vem sendo efetivada com a definição da Base Nacional Curricular para a Formação de Professores (BNCF) e seus desdobramentos no território da Amazônia paraense. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico dialético, por meio de estudos bibliográficos, documentais e pesquisa de campo com os cursos de formação inicial da Licenciatura em Educação do Campo e a formação continuada e permanente do Programa Escola da Terra da Amazônia paraense. Os resultados apontam que a formação de professoras(es) no Brasil vem sendo reestruturada pelos modos de regulação da política educacional via BNCF não considerando a diversidade sociocultural e territorial dos povos e comunidades tradicionais. Identificamos que os processos de resistência se apresentam via cursos de formação inicial e continuada de professoras (es) em Alternância de perspectiva contra-hegemônica que valorizam o tempo/espaço, cultura, identidade e trabalho desses povos.
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