PROFISSÃO DOCENTE: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA TRANSAMAZÔNICA – PA
Abstract
Objetiva este artigo analisar a percepção dos professores das escolas do campo sobre as condições de trabalho e as possíveis dificuldades enfrentadas no processo de ensino e aprendizagem nas escolas do campo no município de Placas – PA. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com oito professores que responderam questões relacionadas à caracterização do trabalho docente; ao trabalho pedagógico na escola; a percepção do docente sobre as suas condições de trabalho; e a formação docente que apresentou os resultados: 1) o ensino multisseriado no campo apresenta lacunas materiais e simbólicas de ordem complexa que interferem nos processos de organização, gestão e nas práticas pedagógicas do trabalho docente; 2) as professoras e professores são protagonistas de seus fazeres, contudo, enfrentam dificuldades e situações adversas provenientes da ineficiência da gestão educacional implantada na região Transamazônica.
References
BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional-5 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador – PNAIC em Ação 2017. Brasília, 2017.
BRASIL. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Brasília, 2012.
CARVALHO, Marize Sousa. Realidade da educação do campo e os desafios para a formação de professores de educação básica na perspectiva dos movimentos sociais. Tese de doutorado. Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador 2011.
FREITAS, Léia Gonçalves. Políticas de assistência, proteção e educação à infância pobre, abandonada e órfã e as ações da Prelazia do Xingu no município de Altamira (1970 – 1979). Tese de Doutorado. Universidade Federal do Pará. Belém, 2019.
GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010.
HAGE, Salomão Antônio Mufarrej. A multissérie em pauta: para transgredir o Paradigma Seriado nas Escolas de Campo, 2008. Disponível em: https:// faced.ufba.brfaced.ufba.brfiles. Acesso em: 05 de jun. de 2018.
LOPES, Wiama de Jesus. NETO, Luiz Bezerra. A Multisseriação frente à profissionalidade docente na Educação do Campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 50 (especial), p. 77-89, mai2013 - ISSN: 1676-258.
MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MATOS, Luma Silva; REIS, Dyane. Os desafios da permanência dos alunos nas escolas do campo. In: Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba (3: 2015: João Pessoa-PB). Anais do III Encontro de Pesquisas e Práticas em Educação do Campo da Paraíba; II Seminário de Pesquisas e Práticas do Curso de Pedagogia - Educação do Campo, de 02 a 04 de dezembro de 2015/ Organizadores: Deyse Morgana das Neves Correia, Luciélio Marinho da Costa, Maria do Socorro Xavier Batista. - João Pessoa: Editora da UFPB, 2016.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 1994.
SANTOS, Josiane Gonçalves. Profissionalização docente. Curitiba: Editora Fael, 2010.
SANTOS, Magnólia Pereira dos. A pedagogia Histórico-crítica e a formação continuada de professores para as classes multisseriadas em escolas do Campo. Amargosa, BA, 2016. Dissertação. Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Educação do Campo na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).