VIVÊNCIAS DOCENTES NA EFA “ZÉ DE DEUS”: CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Abstract
Nesta pesquisa, buscamos compreender as vivências de professores que se empenham para que o trabalho pedagógico em uma Escola Família Agrícola (EFA) se efetive para atender as singularidades dessa formação. Para isso, realizamos uma revisão de estudos de quatro dissertações, que importam aos docentes que atuam no campo e, fundamentando-nos na História Oral, analisamos as narrativas dos/as professores/as, para entender algumas nuances do processo de construção da ação docente diante de seus percursos vividos e da realidade de uma EFA. Ao finalizar esta pesquisa, pudemos destacar algumas especificidades pedagógicas da educação do campo, que apontam para a necessidade de aprimoramento dos processos de formação profissional para atuação nessa modalidade de ensino.
References
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. A “revisão de bibliografia” em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.81, p. 53-60, maio 1992.
ARROYO, Miguel González; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Fontes Primárias
PINHO, Césio Silva. [37 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
BARRETO, Evane Gentil dos Santos. [42 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SOUZA, Kelson Fiuca de. [33 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SILVA, Rodrigues da Cirlene. [39 anos]. [Dezembro, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, Dezembro, 2018.
ALBERTI, Verena. História dentro da História. In: PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes Orais. São Paulo: Contexto, 2005, p. 155-202.
BRASIL. Lei 9394/1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica/ Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
CALDART, Roseli Salete. A Escola do Campo em Movimento. In: ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete e MOLINA, Mônica Castagna (Orgs.). Por uma Educação Básica do Campo. 5 ed. Petrópolis: Vozes
CORDEIRO, Georgina N.K., REIS, Neila da Silva, HAGE, Salomão Mufarrej. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 115-125, abr. 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. Paz e Terra: Rio de Janeiro, 2011.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (Orgs.). Educação do Campo: identidade e políticas públicas. Brasília, DF: articulação nacional Por Uma Educação do Campo, nº4, 2002.
KOTI, Olga Rosa. Prática docente nas escolas rurais de Cajati/SP: Limites e possibilidades na construção da identidade com a educação do campo. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Santos. São Paulo, 2013.
MARINHO, Cristiane Moraes. Um estudo exploratório sobre a escola rural em Viçosa- MG: saberes e práticas docentes. 115 f. Dissertação (Mestrado em extensão Rural) – Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais, 2008.
MOITA, Maria da conceição. Percurso de Formação e de Transformação. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 2013, p.111-139.
NÓVOA, António. Os professores e as suas histórias de vida. In: ______. (Org.). Vidas de Professores. Portugal: Porto Editora, 2013. p. 11-30.
ROSSATO, Geovane, PRAXEDES, Walter. Fundamentos da educação do campo: história, legislação, identidades camponesas e pedagogia. – (série caminhos da formação docente/ coordenador Nelson Piletti) São Paulo: Edições Loyola, 2015.
SOUSA, Andrêssa Paula Fadini de. Práticas pedagógicas em alternâncias: contribuição ao estudo do trabalho docente na Escola Família Agrícola de São João do Garrafão, Espírito Santo. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Viçosa (UFV). Viçosa. Minas Gerais, 2014.
TOCANTINS. Plano de Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Escola Família Agrícola Zé de Deus. Colinas do Tocantins, 2017.
Fontes Primárias
PINHO, Césio Silva. [37 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
BARRETO, Evane Gentil dos Santos. [42 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SOUZA, Kelson Fiuca de. [33 anos]. [junho, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, junho, 2018.
SILVA, Rodrigues da Cirlene. [39 anos]. [Dezembro, 2018]. Entrevistadora: Alinne Conceição Alves Silva Dantas. Colinas, Dezembro, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).