REFLEXÕES SOBRE AS TEORIAS DO CURRÍCULO, A COMUNIDADE SURDA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Abstract
Este trabalho, de cunho bibliográfico e de análise documental, propõe uma reflexão sobre as concepções de currículo e Língua Brasileira de Sinais (Libras), levando em consideração a inclusão da comunidade surda no currículo escolar. Para tanto, adotou-se como aporte teórico as contribuições de Sacristán e Pérez Gómes (2000), Gonçalves (2012), Silva (1996/1999/2010), Freire e Vieira (2019), Albres e Saruta (2012), Bigogno (2012), dentre outros. Por fim, analisou-se quatro propostas legislativas para a inclusão da disciplina de Libras no currículo, duas no âmbito federal, uma estadual e uma municipal. Os resultados apontam para a necessidade de construção de um currículo que inclua o aluno e a aluna surda no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, é importante que sua língua, cultura, identidade e saberes sejam reconhecidos pelo currículo.
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