PROFESSORA SIM, MAS DE INGLÊS!: ANÁLISE SEMIÓTICA DAS PAIXÕES EM NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE INGLÊS NEGRAS
Abstract
Este estudo desenvolvido no campo da formação continuada do professor de Língua Inglesa, analisa narrativas de professoras de inglês negras sobre o significado da docência e da Língua Inglesa enquanto objeto-valor. O corpus da pesquisa é constituído do relato oral de três professoras que atuam nas escolas públicas dos ensinos Fundamental e Médio sobre a docência de Língua Inglesa e a escolha de ser professora deste idioma. Norteado pela abordagem qualitativa, o estudo utilizou a metodologia da história oral, opção que se justifica pela possibilidade que ela oferece ao sujeito que fala dialogar consigo mesmo através de experiências vivenciadas que ele escolhe compartilhar. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturadas às quais foram sendo acrescidos outros tópicos, na medida em que as professoras foram se deixando conduzir pelas memórias emergindo de suas histórias. A análise concentra-se preponderantemente no nível narrativo do percurso gerativo de sentido, ao longo do qual se desnudam os efeitos de sentidos passionais. A leitura analítica dos dados aponta o Curso de Letras como única possibilidade de ingresso em um curso superior e de satisfazer a paixão, a realização do desejo de estar em permanente conjunção com seu objeto-valor: a Língua Inglesa.
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