A ORDEM DE N. SRA DAS MERCÊS E OS PONTOS DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ENSINO DA MÚSICA SACRA NO GRÃO-PARÁ (SEC. XVII-XVIII)

Abstract

O presente estudo visa apresentar indícios da prática e do ensino da música sacra no Grão-Pará, desenvolvido pela Ordem dos Mercedários, a partir de fontes referentes ao período colonial (séc. XVII e XVIII) e da historiografia em Castro (1968), Salles (1980), Reis (1997) entre outros. A música, no contexto da colonização, aparecia como elemento de aproximação na relação entre o missionário católico e os indígenas, bem como elemento na educação dos indígenas e dos filhos de colonos e, para seu ensino, utilizavam-se técnicas próprias como o Solfa. A presença da música sacra teve grande impacto na dinâmica sociocultural do Grão-Pará, a tal ponto de se transformar em elemento da memória e história da cultura amazônica, presente até os dias atuais, como as Festas de Santo, onde se pode identificar a presença de ladainhas e hinos em latim, herança dessa interação musical iniciada pelas ordens religiosas no Grão-Pará.

Author Biographies

Thais Cybelle Araújo da Silva, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação (PPGEd/UEPA). Especialista em Musicologia (RABASF). Graduada em Pedagogia (UEPA), Direito (UFPA), e Música (UEPA).

Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, Universidade do Estado do Pará

Doutora em História, Filosofia e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Estágio Pós-Doutoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Published
2020-09-14
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Artigos