CIDADE E CIDADANIA ATIVA: APROXIMAÇÕES ENTRE A PEDAGOGIA PROGRESSISTA FREIRIANA E A GEOGRAFIA ESCOLAR
Abstract
Tomada como estrutura, a cidade é determinada por um conjunto de relações a que se convencionou chamar “urbano”. Lócus de realização da vida da maioria da população, a urbe é, em essência, educadora, ao passo que aprender sobre/com/ ela é, não apenas possível, mas necessário. Tal aprendizagem, que envolve o estudo de oportunidades e descobertas, todavia, ainda não fora explorada com fundamento em face de suas complexas e inauditas potencialidades. Assim, objetivamos analisar o ensino referente à cidade, na Geografia escolar, e, em que medida, este ensino é vetor de consolidação da aclamada cidadania ativa. Para tal e com base no saber produzido pela ciência geográfica em diálogo com o ideário progressista aduzido por Paulo Freire, assumimos que a dita cidadania ativa se torna evidente sob o beneplácito interdisciplinar da rubrica “cidade” tal qual habitualmente aparece no currículo escolar, desde que favoreça a aprendizagem de uma consciência crítica, direcionada à transformação do espaço social e da vida de seus cidadãos.
References
Referências bibliográficas
AUSUBEL, D.P. NOVAK, J. HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.
BENEVIDES. M.V. Democracia e Cidadania. In: BOAS, Renata Villas. et al (org.) Participação Popular nos Governos Locais. São Paulo: Pólis, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC, 2000. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Contido em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acesso em: 04 Dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Contido em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em: 30. Dez. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996 Contido em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 30 Dez. 2019.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/21255-analfabetismo-cai-em-2017-mas-segue-acima-da-meta-para-2015. Acesso em 13 Jan. 2020.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317-educacao.html. Acesso em: 01 Jan 2020.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia de Geografia e Estatísticas. Contido em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98965.pdf. Acesso em 13 jan. 2020.
CANCLINI, Nestor García. Consumidores e Cidadãos. 6ª. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2006.
CARLOS, A.F.A. A Cidade. São Paulo: Contexto, 1992.
________. O lugar no/do mundo. São Paulo: Hucitec, 2007.
CARRANO, P.C.R. Juventudes e cidades educadoras. Petrópolis, R.J: Vozes, 2003.
CAVALCANTI. L.S. A Geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana contemporânea. Campinas, S.P: Papirus, 2008.
________ .A cidadania, o direito a cidade e a geografia escolar - Elementos de geografia para o estudo do espaço urbano. GEOUSP Espaço E Tempo (Online), (5), 41-55, 1999.
CORRÊA, Roberto L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
________. Alfabetização: Leitura do mundo, leitura da palavra?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
________. Conscientização, teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Morais, 1991.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2009.
MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SANTOS, M. O espaço do cidadão. São Paulo: Nobel, 1987.
________. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. 6ª edição. São Paulo: Edusp, 2008.
________. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção. São Paulo: Edusp, 2002.
________. Espaço e método. 3ª. ed. São Paulo: Nobel, 1992.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
SPOSITO. M.E.B. Capitalismo e urbanização. São Paulo: Contexto, 2005.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).