NARRATIVAS ARTURIANAS E IDENTIDADES DE FÃS
Abstract
Este artigo apresenta um recorte sintético de nossa pesquisa, focada nas relações dialógicas entre narrativas contemporâneas situadas em ambientes digitais e histórias arturianas, a fim de observar modos e meios pelos quais sujeitos brasileiros, que se colocam como fãs dessas narrativas medievais, constituem suas identidades, em suas produções. De cunho qualitativo e interpretativo, a pesquisa recorre à etnografia digital (PINK et al., 2016) como metodologia para buscar/coletar dados no ciberespaço. Para a análise, adotamos perspectiva dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2016; 2017), e os conceitos de narrativa (FESTINO, 2015; MURRAY, 2007), identidade (MEDINA, 2006; TURKLE, 2016), espaços de afinidade (GEE, 2009), cultura participativa/de fã (JENKINS, 2009; BLACK, 2009). Dessa forma, exploramos alguns movimentos de sujeitos-fãs que, em busca de diálogos com outrem, estabelecem interface com histórias arturianas, contribuindo para nossa percepção de que há, nessas produções apoiadas em mídias digitais, processos que indiciam a construção de identidades complexas e heterogêneas.
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