PROFESSOR: ARTESÃO OU OPERÁRIO?

Abstract

O autor retoma experiências de pesquisas anteriores como pesquisador da educação com foco em políticas educacionais e administração escolar. O livro é resultado de uma pesquisa em uma unidade educacional que oferta ensino fundamental em uma região caracterizada pelo autor como de classe média e que também recebe discentes de outras regiões de poder aquisitivo menor. O autor propôs um exame da singularidade do processo de produção pedagógica e os desafios que apontam para as políticas públicas educacionais e para a administração da escola fundamental no contexto brasileiro. Paro (2018) possibilita com sua produção um aprofundamento teórico no campo da administração escolar, traz relatos do cotidiano da escola que provocam reflexões para os profissionais da educação e demais sujeitos que desejam fugir do amadorismo pedagógico.

Author Biographies

Alexandre Gomes Soares, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Coordenador Pedagógico 1º e 2º Ciclos na Prefeitura de Belo Horizonte.

Sérgio Teixeira da Silva, Federal University of Minas Gerais
Sérgio Teixeira has a degree in Geography from the Pontifical Catholic University of MG (2001). Master in Education from the Federal University of Minas Gerais. Postgraduate degree in Entrepreneurial Education from the Federal University of São João Del Rei / MG. Postgraduate degree in Planning, Implementation and Management of Distance Education from Universidade Federal Fluminense / RJ. Post-graduated in Environmental Studies from the Pontifical Catholic University of MG. He has experience in the area of ​​Geography with an emphasis on Environment. He served as deputy director at a public school in the Municipal Education Network of Contagem / MG. He was an assistant professor in the Lato Sensu Postgraduate Course in School Management at the Federal University of Minas Gerais. He was a professor at the State Education Network of MG. He is currently a Basic Education teacher at the Municipal Education Network of Contagem / MG

References

PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018. v. 1. 138p.

PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 1. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. v. 1. 175p.

PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: Joyce M. A. de P. e Silva. (Org.). História, escola e políticas educacionais. Araras, SP: Uniararas, 2006, v., p. 193-200.

Published
2020-11-24
Section
Resenhas