PROFESSOR: ARTESÃO OU OPERÁRIO?
Abstract
O autor retoma experiências de pesquisas anteriores como pesquisador da educação com foco em políticas educacionais e administração escolar. O livro é resultado de uma pesquisa em uma unidade educacional que oferta ensino fundamental em uma região caracterizada pelo autor como de classe média e que também recebe discentes de outras regiões de poder aquisitivo menor. O autor propôs um exame da singularidade do processo de produção pedagógica e os desafios que apontam para as políticas públicas educacionais e para a administração da escola fundamental no contexto brasileiro. Paro (2018) possibilita com sua produção um aprofundamento teórico no campo da administração escolar, traz relatos do cotidiano da escola que provocam reflexões para os profissionais da educação e demais sujeitos que desejam fugir do amadorismo pedagógico.
References
PARO, Vitor Henrique. Professor: artesão ou operário? 1. ed. São Paulo: Cortez, 2018. v. 1. 138p.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 1. ed. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. v. 1. 175p.
PARO, Vitor Henrique. Implicações do caráter político da educação para a administração da escola pública. In: Joyce M. A. de P. e Silva. (Org.). História, escola e políticas educacionais. Araras, SP: Uniararas, 2006, v., p. 193-200.
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